O fim do voo cego

Aeroportos cearenses são incluídos em Programa de Investimento em Logística

O Ceará teve nove aeroportos regionais incluídos no Programa de Investimento em Logística lançado pelo Governo Federal em dezembro de 2012. São eles: Aracati, Canindé, Crateús, Iguatu, Itapipoca, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral. O plano previa, além da criação, a melhoria e a expansão da infraestrutura aeroportuária.
Dos nove, Quixadá, Jericoacoara, Iguatu e Crateús já possuem estudo de viabilidade. Os de Juazeiro , Itapipoca, Canindé e Aracati estão em fase de conclusão. O de Sobral está sendo refeito.
Em julho, o Governo publicou a Medida Provisória 652, que criava o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional cujo objetivos é aumentar o acesso da população ao sistema aéreo de transporte, facilitar o acesso a regiões com potencial turístico e ampliar o número de municípios e rotas atendidos por transporte aéreo regular de passageiros.
Porém a falta de regulamentação obrigou o Congresso a prorrogar, no último dia 17, por mais 60 dias a vigência da MP.

A questão do aeroporto de Sobral é que, em princípio o Programa previa ampliação do Aeroporto da Betania, enquanto a Prefeitura estava trabalhando a construção de um novo aeroporto. Com a área já demarcada ao lado da CE que demanda a Santana do Acarau, o projeto sobralense está em fase de adaptação ao programa do município. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário