Falando de flores


Começa, hoje, festival de orquídeas em Fortaleza

Os encantos da flor mais bela chega outra vez em Fortaleza, no 8o FestOrquídeas. Os apaixonados e apreciadores de orquídeas poderão conferir, a partir de hoje, às 14h, até domingo, na Casa José de Alencar, uma grande exposição das flores.
 O FestOrquídeas já é tradição no Ceará e recebe visitantes e expositores de todo o Brasil. Nesta edição, estarão presentes o orquidário Santa Gertrudes, de Pindoretama, e o Flores do Lago, da cidade mineira Patos de Minas. Além dos orquidários, os visitantes poderão encontrar oito estandes de vendas para acessórios de plantação, vasos e outras espécies de plantas.
A presidente da Associação Cearense de Orquidófilos (Aceo), Vera Coelho, acredita que o festival será um sucesso. “O orquidófilo busca orquídeas de orquidários comerciais, é todo um trabalho de conscientização que os associados fazem. Durante esses três dias vamos fazer quatro oficinas de cultivo de orquídeas, e as pessoas vão aprender a plantar, a saber o estado adequado, a adubar”, disse ela.
 De acordo com Vera, as edições do festival têm apresentado um resultado positivo. No oitavo ano em que está sendo realizado, já contribuiu na conscientização contra o desmatamento de orquídeas. “Havia um desmatamento muito grande, tanto que, hoje, as serras estão preservadas”, avaliou.

MERCADO
No evento, estarão expostas espécies de orquídeas cultivadas tanto nas serras como a nível do mar, estas de cultivo mais fácil. Conforme a presidente da Aceo, os preços variam muito, depende da espécie. Mas os interessados em comprar uma mostra poderão encontrar por um preço mínimo de R$ 10,00. “Com a maior produção de orquídeas no Brasil, o preço caiu e está muito bom. Aqui no Ceará, não temos uma concorrência grande como no Sul e Sudeste, ainda encontramos por um preço muito caro, principalmente, nos supermercados. Mas a tendência é o Estado ganhar mais dois orquidários, e tem gente já de olho no mercado do Ceará”, comemorou.

EXPOSIÇÃO
Os interessados em expor suas mostras podem levar seus vasos à Casa José de Alencar durante essa manhã. A Aceo aconselha que as plantas estejam enraizadas, floridas e não apresentem sintomas de doenças ou pragas, e restringe as que tenham sido retiradas da natureza. A Associação faz campanha contra o comércio das “plantas do mato”. Para incentivar a exposição, os associados que se apresentarem com um mínimo de três vasos ganharão um muda de orquídea. As plantas expostas irão concorrer ao troféu “Labiata de Ouro”, apreciado pela Comissão Julgadora. Os visitantes também podem votar nas seguintes categorias: Melhor Espécie Brasileira, Melhor Espécie Estrangeira, Melhor Cattleya labiata, Melhor Híbrido, Melhor Espécie Botânica, Melhor Cultivo, Melhor planta da exposição de acordo com o voto popular.

8º FESTORQUÍDEAS
• Local: Casa José de Alencar, na Avenida Washington Soares, 6.055.
Dias: 28 a 30 de novembro
Abertura às 14h. No sábado, o casal Delfina de Araújo e Sérgio Araújo irá ministrar duas palestras, respectivamente, “Orquídeas nos Trópicos”, às 15h, e “Fotografando orquídeas – dicas básicas para corrigir erros mais comuns” com Sérgio Araújo, às 16h. As vendas ocorrerão no sábado e domingo. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário