A história preservada


Homenagem valoriza história do Marco Zero
Da perspectiva de quem está no barco, atravessando o Rio Ceará, a visão é impactante. Do ponto de vista de quem passa pela ponte, as bandeiras brancas são singelas acompanhantes de viagem. O Marco Zero da Paz colocou estrategicamente 75 bandeiras na Ponte do Rio Ceará e no entorno do monumento do Marco Zero. O ato, de iniciativa popular, ilustra uma homenagem à Barra do Ceará. O bairro que, segundo o historiador e pesquisador Adauto Leitão, é o local onde Fortaleza nasceu em 1604.
 “O ato não é um protesto ou apelo relacionado à violência. Trata-se de uma celebração fraterna no lugar onde nasceu Fortaleza. O objetivo é homenagear a Barra do Ceará e coroar o ano de 2014, quando celebramos 410 anos do Marco Zero”, afirma Leitão.
 A homenagem que começou no dia 12 de dezembro segue até 25 de janeiro de 2015 e tem como objetivo, ainda, fazer uma reflexão pacifista. “O Marco Zero da Paz é um ato que se pode estabelecer diálogos fraternos e promover uma Cultura de Paz. A singeleza de uma bandeira branca é algo que toca mais profundo a alma humana. Em todos os tempos é uma sinalização de paz. É neste momento contemplativo que certamente suscita bons pensamentos; seja alguém parado e fixamente observando o cenário junto ao monumento ícone do Marco Zero; seja o transeunte que cruza a Ponte do Rio Ceará”, explica Leitão.

INÉDITO
Conforme Leitão, essa é a primeira iniciativa que oferece à Ponte do Rio Ceará uma temática especial. Ele garante que a comunidade está feliz com o resultado da homenagem, principalmente os barqueiros e pescadores que vivem nas proximidades. “Eles sentem muito orgulho. A perspectiva de quem está nas águas e vê as bandeiras tremulando é indescritível”, relata o historiador, que é o idealizador e principal incentivador do Marco Zero da Paz.

HISTÓRIA
A Lei Municipal 7535/94 fixa 13 de abril de 1726 como o aniversário de Fortaleza, data em que a coroa assinou um documento, elevando a cidade à Vila. Já as Leis 0252/04 e 103/2004 instituem, respectivamente, o Dia Municipal da Barra de Santiago do Ceará e a Praça de Santiago da Barra do Ceará, localizada à margem do Rio Ceará. As duas últimas leis fazem referência à primeira edificação de Fortaleza, ou seja, o Marco Zero, Fortim de Santiago da Barra, um patrimônio histórico remete ao ano de 1604, data em que foi construído.
 A edificação tem o reconhecimento internacional, a partir do recebimento, em 2004, do Cruzeiro de Santiago, doado pelo governo espanhol. “Dentro do contexto do Brasil Colonial, o marco inicial é a margem direita do Rio Ceará, que é território de Fortaleza. Então esse marco construtivo, que hoje é a Barra do Ceará, fundou a Capitania do Ceará. Ainda dentro desse contexto, podemos colocar Fortaleza como uma das capitais mais antigas do País”, defende Leitão.

VALORIZAÇÃO
O historiador destaca a mudança de percepção da comunidade em relação ao bairro. “A Barra do Ceará vive uma nova realidade. A comunidade tem atuado em prol da valorização da história e do patrimônio ambiental do bairro. Temos mais pessoas frequentando a praia da Barra. Alguns ônibus de turismo têm trazido turistas aqui, apresentando-os ao Marco Zero”,  observa Leitão.
 O encerramento do Marco Zero da Paz está previsto para 25 de janeiro, com a realização de um grande ato pacífico. “Queremos atrair mais pessoas do que na abertura, que trouxe cerca de dois mil participantes. A ideia é que todo mundo venha novamente vestido de branco. Vamos cantar e fazer um evento inter-religioso”, adianta Adauto Leitão.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário