A mudança de Salmito


Salmito prepara mudanças na Câmara
O presidente eleito da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Salmito Filho (Pros), que assume o comando da Casa daqui a dois dias, já prepara as mudanças que deverá promover no Parlamento, onde pretende aproximar a Casa da população. Segundo Salmito, com o intuito de prevenir problemas e desafios que atingem a população fortalecerá durante o seu mandato a pauta sobre o Plano Fortaleza 2040, que visa elaborar um plano estratégico para a Cidade, integrando o desenvolvimento físico-territorial ao desenvolvimento social e econômico. Segundo o parlamentar, sua gestão será norteada pelo “respeito, transparência e altivez” para com a população e instituições de controle.
O futuro gestor destaca ainda que em sua administração, também fortalecerá o projeto Pacto Por Fortaleza, lançado quando presidia a Câmara Municipal em 2010. O pacto visa pensar e debater a cidade apresentando sugestões dos próprios vereadores, da sociedade civil organizada (entidades de classe e movimentos sociais), governos federal, estadual e municipal. “Esses projetos permitirão que a Câmara possa, verdadeiramente, estar nos bairros, nas comunidades, nas praças, perto da população, ouvindo- a e sentindo-a”, complementou, dando conta de que as pessoas não aguentam mais o político aparecer apenas em época de eleição. “Então faremos isso nos quatro cantos da cidade de Fortaleza, na periferia, nas praças, nos terminais e nos bairros”, reafirmou.
Salmito, desde que foi eleito vereador em 2012, assumiu a Secretaria de Turismo do Município e entregou o cargo para concorrer a Mesa. É a segunda vez que o parlamentar preside o Parlamento Municipal. Em 2009, quando fazia parte dos quadros do PT, ele venceu a eleição enfrentando a base aliada da ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins.

MUDANÇA NA SEDE
Entre outras mudanças, o presidente eleito para o biênio 2015/2016, já propôs, antes de assumir, a mudança de endereço da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor),  localizada na Rua Thompson Bulcão, no bairro Luciano Cavalcante, para o prédio instalado no Centro Histórico da Capital. De acordo com o parlamentar, a Casa já tornou-se pequena para a demanda e ser esta uma forma de aproximar -se da população.
O parlamentar reafirma que a sua administração será marcada, principalmente, pela transparência, respeito e altivez para com a população e órgãos de controle. “As três palavras chaves que eu falei no meu discurso depois de eleito, irão nortear e resumir o nosso compromisso com a cidade de Fortaleza que é o respeito para com a população de Fortaleza, as instituições, ao Poder Executivo, ao Judiciário, aos órgãos de controle como o Ministério Público e aos Tribunais de Contas”, reverberou.
Para que a Casa possa “olhar no olho do cidadão”, o republicano ponderou que além do respeito, a Câmara terá de trabalhar com transparência e altivez. “Total transparência nas ações, decisões, nas informações e, em terceiro lugar, altivez, para poder olhar de cabeça erguida de estar cumprindo bem o seu papel”, complementou.
Desde setembro, a imagem da Casa sofre com notícias negativas, após o caso do vereador Francisco Antônio de Souza (A Onde É) vir à tona, por ser preso em flagrante por pegar para si o salário de um de seus assessores, além de outros crimes como utilização indevida de verbas públicas. “Nós vamos fazer um debate com muita transparência no caso do vereador A Onde É”, disse em discurso de posse.

CID NA EDUCAÇÃO
Avaliando a indicação do governador Cid Gomes (Pros) ao Ministério da Educação, Samilto disse ter convicção de o Brasil e Governo Dilma ganharão muito. “Ficaremos contentes e contemplados em saber que uma pasta tão importante como a da Educação, tanto para o presente como o futuro desse País, estará em boas mãos de um homem público, de espírito público, que tem compromisso com o trabalho”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário