Coluna do blog




Diz-me com quem andas...
Quem vai fazer companhia a Camilo Santana no Governo do Ceará nos próximos quatro anos? As expectativas do primeiro escalão caíram ontem quando Camilo foi ao meio fio e desfilou nomes e nomes e nomes. Algumas surpresas, algumas certezas, uns óbvios políticos, outros óbvios pessoais  etc.etc.e etc.. Camilo Santana no duro no duro leva pro governo no mínimo uma afirmação; naquilo que de mais importante se possa pensar para uma população pobre e a caminho de aprender a assinar o nome, vai ter na educação nacional seu criador, padrinho, patrocinador e principal eleitor: Cid Gomes. Do lado vai ter, desse mesmo campo, ninguém menos que sua vice, Izolda Cela, autoridade em educação, autoridade em seriedade, autoridade em administrar com competência as missões que tem recebido enquanto agente público. E acomodou aliados do mundo político sem, até certo ponto comprometer áreas importantes como a saúde e as finanças. A herança que recebe é da melhor qualidade para quem não tem assim tanta confiança no 2015 que se avizinha. Os cofres não estão vazios, os projetos deixados têm o dinheiro ouvindo a conversa e os recursos apalavrados estão assinados. Prego batido, ponta virada. Administrar dificuldades é tarefa para quem as conhece e Camilo encarou a Secretaria das Cidades e pode ver de perto quanto dói a dor de sobreviver sob um teto furado de palha, umas quatro paredes de barro ou de papelão e quando chove, ou quando seca, perder tudo o que nunca teve. Camilo Santana ao escolher suas companhias para tocar o barco navegando num lago seco de água vai ter que soprar a vela e botar rodinhas e ter um leriado com Deus pra fazer chover por aqui que é pra gente não ver mais aquilo que temos visto anos e anos e anos, esperando solução do céu.  

A frase: “Mais se zanga quem suja do que quem limpa”. Das tiradas de Mãe Vovó Petronilha, A Racista, sobre quem mela e reclama de quem tenta limpar.

 E nem passou os panos
O anúncio (Nota da foto)
Camilo Santa foi curto no anuncio do Secretariado dele pros próximos anos de governo. Chegou, disse duas palavrinhas e soltou os nomes de seus secretários. Como se disse, tem nome do qual jamais se ouviu falar e alguns são figurinhas carimbadas da administração e da política. Acompanhe a seguir.

A cota do pai
Élcio Batista vai ser o chefe de gabinete do governador Camilo Santana (PT). O nome foi fechado nesta manhã de segunda-feira. Élcio é da cota de Eudoro Santana, pai do Governador,com quem coordenou a elaboração do plano de governo de Camilo.

Um do PT
O vereador petista Guilherme Sampaio ocupará a Secretaria da Cultura do Estado. O PT indicou um nome que tem bom trânsito no meio. Apostam que sabe ler.

Um do PROS
Mauro Filho não conseguiu ser eleito senador da República. Saiu da Secretaria da Fazenda de Cid pro sacrifício. Continuará a ser Secretário de Fazenda  de Camilo Santana.

Conselho
Presidente do Conselho Estadual de Educação Camilo foi buscar em Sobral o Padre José Linhares. O Padre Zé tem longo histórico na educação.

Senador da Ciencia
Inácio Arruda que deixa o Senado e não conseguiu ser deputado, vai ser Secretário de Ciencia de Tecnologia da Santana. É do PCdoB.

Roda, roda, roda...
Ivo Gomes que foi cotado pra Educação de Fortaleza, foi chamado por Camilo. Quer que Ivo seja Secretário das Cidades, como ele Camilo, foi. É posto de desenvolvimento.Andaram falando nele pra Saúde.

Arialdão vai viajar
Arialdo Pinho, todo poderoso Chefe da Civil de Cid Gomes, toma o lugar de Bismark Maia e vai ser Secretário de Turismo. É do ramo. Vide Beach Park.

Justiça muda
O advogado Hélio Leitão, que foi assessor especial do Governo na área internacional, será o novo Secretário de Justiça do Estado.Foi sugerido pelo Ministro da Justiça.

Outro gaucho
Delci Teixeira será o novo Secretário de Segurança. É da Polícia Federal, tem vasto currículo e é o quinto gaucho na pasta.

Carlile volta
Lavor já foi Secretário de Saúde do Estado.Substituiu o médico Elias Boutala Salomão no Governo Adauto.

Mirian Sobreira
A deputada vai para a Secretaria de combate às Drogas. Diz Camilo que quis darum reforço nessa área do Estado.Secretaria a ser criada.

Casa Civil
Alexandre Landim será o Secretário Chefe da Casa Civil. Vem do Cariri, é ligado ao deputado Welingon Landim.

E mais...
Meio Ambiente é Artur Bruno, Casa Militar é o Cel. Tulio Studart, Recursos Hídricos é Francisco Teixeira que deixa o Gov.Federal, Osmar Baquit e o homem da Pesca e Aquicultura, Hugo Figueiredo é do Planejamento,Educação é  Maurício Holanda,  Controladoria é Nelson Martins, Esporte é David Duran, e a poderosa Infra Estrutura é André Facó. Nicola Barbosa vem do CIC e vai pra pasta do Desenvolvimento Economico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário