Coluna do blog



 Eu estava lá
Quando o Papa foi a Cuba eu estava lá. Não olhava o Papa, mas os efeitos de João Paulo na Ilha. A frase da chegada era perfeita: Que Cuba se abra ao mundo e o mundo se abra a Cuba. Nos bastidores corria um drama familiar. O jogador de beisebol, Orlando Hernandez, como o irmão mais novo, fugira da Ilha para encontrar o olimpo nos Estados Unidos. Até proibido de jogar ou pisar em estádio oficial cubano foi. Nos EUA, em NY, foi campeão de tudo, mas a ex-mulher e as duas filhas buliam com seu coração transbordante de saudade. A fama e o poder do atleta, mais ainda, seu amor à família que ficara para trás, emocionou pessoas. Desde a Casa Branca às alcovas diplomáticas tentavam juntar a todos nos EUA. Com o Papa em Cuba, Fidel amoleceu. Falava o coração do ex-estudante em colégio de padres. O cardeal de NY entregou a um interessado uma carta pra Fidel pedindo por aquela re-união. Durante 30 minutos Castro ouviu o interlocutor e dele recebeu a carta. Leu, olhou para lugares-tenentes à volta e autorizou. Podem ir. Dois dias depois, num jatinho, a ex-mulher, as filhas e a mãe de Orlando Hernandez chegavam à liberdade. Hernandez que fugira da Ilha num barco para uma ilhota perto das Bahamas, conseguira a cidadania na Costa Rica, passara fome e sede sem que o resgate chegasse, por fim realizava a última etapa de seu sonho. Essa história seria um só, um único capítulo do livro que imaginei um dia escrever e que começou a ser escrito pelo título: Cuba pós Papa. Se conseguirei não sei, mas eu estava lá.

A frase: “A liberdade é mais importante do que o pão.” Nelson Rodrigues.

Baixou vexame
O Governo mandou dizer pro pessoal de embaixadas do Brasil, claro, que tem dindim novo, não. Este mês só vão salários e uma ponta pra pagar atrasados.

Do bolso
Tem diplomata tirando dinheiro do bolso pra pagar material de expediente. Falta pra pagar aluguéis e até pra pagar a calefação, no caso dos países frios.

Quem escapa
Até onde esta coluna sabe, só escapa desse pepino internacional o consulado do Brasil em NY, que tem vida e renda próprias e não depende do Itamaraty pra sobreviver.

Pegou junto
Andando pelos sertões, depois de uma semaninha de férias na Europa, o deputado Duquinha põe a mão na cabeça preocupado com os efeitos da seca no Ceará.

Por sinal...
Duquinha é signatário da preocupação do presidente José Albuquerque, da Assembleia, que fechou com o governador Camilo Santana nessa de cortar grana pra carnaval.

Ordem unida
O Governo do Estado convocou para a segunda fase 400 aprovados no concurso público para ‘soldados da carreira de praças da Polícia Militar do Ceará’.

Ordinário, marche!
É a quinta turma chamada desde o edital do concurso publicado em 2011. No total, 5.318 aprovados (5.052 homes e 266 mulheres) foram convocados nas outras quatro turmas. 

Pela vida
A Marcha pela Vida em Washington (EUA) considerada o mais importante evento pró-vida do mundo teve sua edição 2015 na semana. A primeira ocorreu há 40 anos.

Lá fomos nós
Pró-vidas brasileiros participaram da marcha, como o autor do Estatuto da Nascituro (PL 478/07), Luiz Bassuma, e o coordenador do Movimento pela Vida e Não Violência,o cearense Luís Eduardo Girão.


Calma, Fenômeno (Nota da foto)
Separado há semanas da DJ Paula Morais, Ronaldo Fenômeno já engatou novo romance: ela é a modelo cearense Danielle Pontes, de 23 anos de idade.

Frango sem
O famoso prato mineiro está pela hora da morte. Na Ceasa do Maracanau um quilo de quiabo tá custando até R$5,00. Quiabo cru.

Já a melancia...
Depois da descoberta de que aquela parte branca da melancia, entre a casca e o miolo vermelho é excelente pra turbinar homem abatido sexualmente, tá a mais de R$2,00 reais o quilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário