De volta os Antonios Conselheiros


Aliados trabalham para evitar crise no governo estadual
Aliados do governador Camilo Santana (PT) vêm tentando orientar o gestor para afastar crise, dada como certa nos bastidores. Em uma conversa que durou pouco mais de 1 hora, o ex-ministro Ciro Gomes (Pros) sentou ontem com Camilo. O assunto, como não poderia deixar de ser, terminou em política, embora as assessorias neguem. Oficialmente, a reunião foi para tratar sobre a Transnordestina, já que Ciro é diretor da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Ao lado do irmão Cid Gomes (Pros), hoje ministro da Educação, Ciro foi um dos cabos eleitorais do petista.
Nos bastidores, a conversa entre os dois teria sido articulada para tentar apaziguar os ânimos dos aliados, que estariam insatisfeitos com a gestão. A trégua de 100 dias, que tanto a imprensa quanto aliados esperam como serão as primeiras ações, ao que tudo indica, será curta para Camilo, já que, aos 50 dias, os focos de insatisfação começam a aparecer.
A renúncia do deputado David Durand (PRB) do cargo de secretário de Esportes expôs publicamente uma crise com a base aliada na Assembleia Legislativa.  Em nota, o PRB justificou a decisão, lamentando “limitação do campo de ação” da pasta. O fato é que , pela primeira vez, a insatisfação que ronda a base aliada na Assembleia veio a público. Nos bastidores, outros parlamentares manifestam insatisfação com o governo, principalmente na demora na indicação dos cargos. Muitos não se sentem contemplados.

Aliados
O deputado Antônio Balhmann (Pros), porém, nega que haja qualquer crise envolvendo os partidos aliados na gestão Camilo Santana, ou que pressões estejam interferindo no trabalho normal do governo estadual. “Todo governo, quase sem exceção, faz um ajuste inicial, jogando a chave do cofre no mar para poder verificar como as coisas vão se comportar”, afirmou, acrescentando que o cenário atual é outro e, portanto, as necessidades de ajustes são essenciais; os aliados têm compreensão sobre isso.
Nos últimos dias, Camilo enfrentou duas baixas em seu secretariado. Nos bastidores, a informação que o próximo será o secretário de Segurança Delci Amaral. Além disso, Camilo enfrenta duras críticas da oposição à continuidade das obras do Acquário Ceará – projeto oriundo do governo Cid Gomes . Sobre isso, Balhmann afirmou que, “de modo geral, Camilo pegou uma herança altamente positiva”.
“Se tem problema com a continuação das obras, uma delas o Acquário, é somente questão de conseguir o repasse dos recursos do governo federal”, acrescentou. Balhmann acentuou que existem problemas de custeio em algumas obras a serem inauguradas. Entretanto, vem trabalhando para sanar as dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário