Depois querem respeito da população...

Issec: Mais de 150 mil servidores afetados
Na última quarta-feira, 25, o jornal O Estado noticiou que os hospitais conveniados ao Instituto de Saúde dos Servidores do Ceará (Issec) suspenderam o atendimento aos servidores do Estado. Segundo o presidente da Federação Brasileira de Hospitais, Aramicy Pinto, o motivo da suspensão é o atraso do pagamento à rede conveniada. “Há contas de setembro que ainda não foram pagas, o que impede que esses hospitais continuem operando”, denunciou Pinto.
A situação, conforme o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do Ceará (Mova-se), afeta mais de 150 mil servidores ativos e inativos do Estado. Entre os prejudicados pela falta de atendimento, está o caso de uma servidora pensionista, de 84 anos. A idosa, cuja identidade foi preservada pelo sindicato, está com a saúde fragilizada.
 A servidora procurou o Mova-se após ter atendimento de saúde negado pelo Hospital São Raimundo. Ela sofreu uma queda e, após consulta emergencial realizada no Hospital SOS, o médico diagnosticou alteração cognitiva. Ele informou que precisava fazer diversos exames para obter um diagnóstico preciso.

Ação
Diante do caso, o Mova-se entrou, na quarta-feira (25), com ação contra o Issec, para garantir a internação de servidora, em qualquer hospital credenciado. O processo encontra-se na 11ª Vara de Fazenda Pública do Estado. O Departamento Jurídico do sindicato aguarda a apreciação do processo pelo juiz responsável.
De acordo com o diretor intersindical do Mova-se, Ernesto Luz, o sindicato tem recebido muitas reclamações pela falta de atendimento médico. “Segundo denúncias dos servidores, desde o mês de janeiro que eles enfrentam dificuldades para realizar exames e consultas médicas, dentre outros serviços pelo plano de saúde Issec”, afirmou Luz.
Motivo
Conforme Ernesto Luz, além de ingressar com a ação contra o Issec para garantir o atendimento da pensionista de 84 anos, o Mova-se protocolou no instituto um ofício solicitando o repasse dos recursos para regularizar o serviço. O diretor afirmou que a justificativa dada ao sindicato para o atraso nos pagamentos é o momento de transição entre os governos. “Contudo, isso não justifica, pois existe uma equipe que garante a transição, de modo que não gere transtornos. Saiu uma nota do Estado assegurando que, até final de março, os repasses serão regularizados. No entanto, os servidores não podem ficar esperando, estamos tratando de vida”, comentou.

Resposta
Sobre a ação ingressada pelo Mova-se, o Issec não havia sido notificado até ontem. Em nota, o Governo do Estado informou que já foi aprovada a programação financeira de pagamento do passivo da ordem de R$ 20 milhões à Rede Credenciada e, até o final de março, o atendimento estará normalizado.  “Esse passivo decorre do aumento significativo, no exercício de 2014, da prestação de serviços de saúde para os servidores civis e militares, notadamente na área hospitalar”.
 Com o intuito de sanar as despesas não liquidadas, o Governo reuniu informações para processá-las de acordo com a Lei das Finanças Públicas. A nota destacou, ainda, que permanece o atendimento no Hospital Central (SOS) e os serviços de clínicas eletivas e exames urgentes.   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário