Jubileu de Ouro

Sob o comando de cearense, Federação Brasileira de Hospitais comemora 50 anos com lançamento de livro na AL-CE

O Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, será palco, nessa quinta-feira (26), às 18h, de Sessão Solene em Homenagem aos 50 anos de Fundação da Federação Brasileira de Hospitais (FBH), cujo presidente é o cearense Luiz Aramicy Bezerra Pinto. O evento atendendo requerimento do Deputado Estadual e médico, Fernando Hugo (SD), foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares da Casa.

Na oportunidade, será lançado o livro “Cinco Décadas da Federação Brasileira de Hospitais”, de autoria da jornalista Célia Maria Ladeira Mota, e cujo conteúdo narra a trajetória do setor da Saúde desde o período colonialista até a contemporaneidade, um excelente exemplar de consulta para os profissionais da área, jornalistas, interessados em história e cultura.

Segundo Aramicy Pinto, o livro traz a trajetória da Federação Brasileira de Hospitais, passando pela evolução da administração hospitalar, os planos de saúde, as relações da FBH com o governo militar, o advento do SUS, a assistência à saúde, a tecnologia hospitalar, sem deixar de avaliar as lutas, desafios e as perspectivas futuras do setor e da entidade.“A obra terá condição de ocupar espaços não apenas na biblioteca, mas também na vida cotidiana e marcará para sempre a memória de todos”, ressalta o presidente da FBH.

Pioneirismo – No comando da Federação Brasileira dos Hospitais, desde abril 2010, Aramicy Pinto é natural de Maranguape, bioquímico e administrador hospitalar que sabe como poucos a trajetória que o Nordeste seguiu até conquistar uma posição relevante na política da Saúde brasileira. Desde a fundação da FBH, em 1965, apenas dois nordestinos chegaram ao comando da entidade, após 21 anos de alternância entre dirigentes do Sul e Sudeste. Aramicy Pinto, um dos pioneiros da militância na Saúde da Região nos anos 70, também já foi Vice-Presidente e Secretário Geral da entidade.  

Sobre a FBH

A Federação Brasileira dos Hospitais, representante da rede de Saúde privada do País, ajudou a escrever a história da assistência pública brasileira nas últimas cinco décadas. É composta por 4.467 hospitais, dos quais 2.595 prestam atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Membro titular na Câmara de Saúde Suplementar da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e membro da Câmara Setorial de Serviços de Saúde da ANVISA e do Conselho Nacional de Saúde, a FBH participa das principais decisões da área, lutando por melhoria do setor que representa e pela qualidade dos serviços prestados na rede privada.
Unindo associações de hospitais nos Estados, ela atua na defesa de clínicas, hospitais, ambulatórios que, juntos, são responsáveis por 62% dos procedimentos realizados pelo SUS no País.
Nesta trajetória de lutas, a FBH transformou as adversidades em conquistas e hoje segue norteada pela meta permanente de qualificar a assistência pública e suplementar, sempre pautada pela ética, a justiça e a ideia de que Saúde é realmente um direito de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário