Auditores do TJDF são ameaçados de morte

Auditores e promotores do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol do Ceará (TJDF-CE) que decidiram pela exclusão da agremiação do time do Fortaleza do Campeonato Cearense deste ano, além do rebaixamento do time para a Segunda Divisão em 2016, estão recebendo ameaças de represálias. A informação é do delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará, Andrade Júnior. Ele disse, durante coletiva de imprensa realizada na tarde de ontem, que um inquérito está sendo instaurado para apurar o caso.
“Quando envolve torcedores, os nervos afloram. Devido ao rebaixamento, por conta de um processo em 2012, vários membros do TJDF, que votaram pela decisão, estão sofrendo ameaças por parte, possivelmente, de torcedores”, comentou o delegado, acrescentando que uma das linhas da investigação segue na hipótese de que os envolvidos nas ameaças não necessariamente partem de torcedores do Fortaleza. “Pode ser torcedor infiltrado que, para se aproveitar da situação, gerou um fato para levar a população a acreditar que as ameaças partam de torcedores do Fortaleza”, explicou Andrade.
O presidente do TJDF, Jamilson de Moraes Veras, afirmou que as ameaças envolvem ligações anônimas, mensagens de telefone e redes sociais incitando apedrejamento na residência e no veículo dos auditores e procuradores, além de ameaça de morte.  “Alguns envolvidos neste caso, inclusive, compartilharam nas redes sociais dados pessoais como endereços residenciais e telefones particulares, com o intuito de mostrar que tem informações específicas sobre cada um e, assim, ameaçar e constranger a postura dos auditores e procuradores”, informou.
Segundo o presidente, a Polícia Civil foi procurada, na última sexta-feira (27), na intenção de rastrear sobre os possíveis excessos. “Visamos resguardar a integridade física dos membros do tribunal e o livre julgamento do caso. Não vamos permitir que este tipo de fato aconteça”, avisou.

Ataque
A polícia também investiga o ataque à sede da Federação Cearense de Futebol (FCF), no último sábado (28), onde também fica localizado o Tribunal, no bairro Benfica. O prédio foi pichado com as cores azul e vermelha, além de ter tido janelas apedrejadas.

Investigação
O titular da Delegacia Especial do Torcedor, Romério Almeida, está responsável pelas investigações. “As penas para quem praticou esses delitos estão relacionadas ao Estatuto do Torcedor. O nosso objetivo é identificarmos essas pessoas. O inquérito está instaurado e vamos ouvir todas as partes e tentar concluir o mais rápido possível, para que não aconteça algo mais grave”.
Ele diz que já tem alguns indicativos dos possíveis autores devido ao trabalho desenvolvido pelo Departamento de Inteligência Policial (DIP). “A Perícia Forense do Ceará (Pefoce) foi acionada para ajudar nas investigações das ameaças e do ataque à sede da FCF”. Ele também não descarta a possibilidade de os ataques e ameaças estarem sendo realizados por torcedores infiltrados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário