Faz é tempo que eles matam o DNOCS. Por inanição.


Dnocs perderá 60% dos servidores até 2018
Katy Araújo
Da Redação do jornal O Estado(CE)


O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), a mais antiga instituição federal com atuação no Nordeste, fundado em 1909, vem sofrendo um esvaziamento. A previsão é que, até o ano de 2018, o órgão perca mais de 60% dos funcionários, que ainda prestam serviço ao Departamento, pois, até lá, chegarão à idade limite para aposentadoria. Dirigentes do órgão vêm realizando uma “força tarefa” para tentar reestruturar um dos departamentos, que já foi de maior importância na convivência com a seca. O Dnocs entregou um projeto ao Ministério da Integração Nacional (MIN) visando a reestruturação do órgão, onde, entre outras medidas, propõe com urgência a realização de um concurso público.
Clésio Jean Saraiva, engenheiro civil e administrador do Dnocs, informou que, atualmente, o órgão conta com, mais ou menos, 1.570 servidores. No auge do seu funcionamento, o Dnocs chegou a ter mais de 13 mil funcionários.  “Nós estamos tentando, já há algum tempo, uma reestruturação, que pode implicar em um concurso público, para repor as forças de trabalho. Nós já tivemos, no passado, 13 mil servidores, quando o orgão atuava de forma direta, ele próprio construindo. Hoje, ele é um órgão que tem na sua força de trabalho algo em torno de 1.500 servidores, esse número é decrescente, já que, quase todo dia, tem funcionários se aposentando. O Dnocs é, hoje, um órgão que está com o quadro envelhecido”, apontou Clésio.

Planejamento
Para reforçar o projeto que foi entregue ao Ministério da Integração, o órgão realizou a primeira etapa de seu planejamento estratégico. O trabalho consiste na elaboração do mapa estratégico, onde se inserem a missão, os valores, a visão e os objetivos do Dnocs, que nortearão as ações visando dotar o órgão de uma gestão moderna e que atenda aos anseios da sociedade. A comissão responsável pelo planejamento aprovou o mapa estratégico com a definição da missão e da visão de futuro, num horizonte até 2020 e foram estabelecidos princípios e valores.
O administrador do Dnocs ainda informou que a comissão fez um diagnóstico aprofundado das condições atuais do Dnocs, analisando suas forças e suas fraquezas dentro do ambiente interno e as oportunidades e ameaças no contexto do ambiente externo, e concluiu que, das quatro etapas que caracterizam uma instituição sólida ou enfraquecida – manutenção, desenvolvimento, crescimento e sobrevivência – o Dnocs encontra-se no estado de sobrevivência, necessitando, com urgência, de um redirecionamento no seu processo administrativo-institucional para que atenda, com competência, às demandas dos tempos atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário