Insista, persista e não desista...quem sabe


Refinaria: Câmara dos Deputados promove hoje audiência pública, cobrando informações 

Uma nova audiência pública cobrando informações sobre os projetos das refinarias a serem instaladas no Ceará e no Maranhão acontece nesta quarta-feira, 25/3, às 14h30, na Câmara dos Deputados. Foram convidados para a audiência o diretor de Abastecimento da Petrobras, Jorge Celestino Ramos, o representante da Lubnor Fábio Lopes de Azevedo, o consultor legislativo da Câmara Paulo César Ribeiro Lima, especialista em setor petroleiro, e os representantes do Sindipetro Francisco Oriá Fernandes e Ascendino Dias Filho. A audiência pública é promovida pela Comissão Externa sobre a refinaria, integrada pelo deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE).

De acordo com o parlamentar, a audiência cobrará novas informações sobre os projetos das refinarias, reforçando a importância da instalação dos equipamentos, que, apesar de todo o noticiário dando conta de cancelamento, com base em um balanço trimestral da Petrobras, contam com recursos aprovados em janeiro deste ano, via Medida Provisória enviada pela presidenta Dilma ao Congresso Nacional e aprovada pelo Legislativo, e estão previstos na mensagem entregue pela presidenta ao Congresso, no início deste ano.

“Para a refinaria Premium II, no Ceará, o Governo Federal aprovou em janeiro, por medida provisória, R$ 325 milhões, demonstrando continuidade das ações do projeto”, ressalta o deputado Chico Lopes. “Esse valor é contraditório com todo o noticiário que foi feito sobre cancelamento da refinaria, tendo como única fonte um parágrafo de um balanço trimestral da Petrobras”, aponta Lopes, frisando a necessidade de melhor esclarecimento por parte da empresa e do Governo Federal e apontando que a luta dos cearenses pelo empreendimento continua.

A audiência pública desta quarta-feira tem como tema, de acordo com o requerimento aprovado pela Comissão Externa, os motivos do suposto cancelamento da construção das refinarias e o impacto socioeconômico causado nos estados do Maranhão e do Ceará. A avaliação de gastos dos estados do Ceará e do Maranhão também deverá entrar em pauta.

Apoio ao Governo do Estado

“É importante lembrar que o Governo do Estado do Ceará, que investiu R$ 650 milhões em preparativos para a refinaria, também não desistiu de sediar o empreendimento”, aponta Chico Lopes, manifestando apoio às ações do governador Camilo Santana em cobrança pela confirmação do projeto e por uma uma resposta ao povo cearense.

“Apesar de alguns integrantes da Comissão Externa estarem atuando mais no campo da luta política, do embate com o Governo Federal, vamos seguir na luta quanto ao que concretamente interessa ao Ceará: a instalação da refinaria. A Comissão é um instrumento para reforçar essa cobrança, esclarecer informações e procurar soluções que garantam o direito do povo cearense a esse empreendimento, que pode representar um novo impulso para o desenvolvimento do nosso Estado”, complementa Chico Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário