Repúdio contra Eduardo Cunha tem 8 deputados contra. São os inimigos de Cid Gomes.


Assembleia Legislativa aprova requerimento de moção
de repúdio ao presidente da Câmara dos Deputados
Na sessão desta quinta-feira, 26/3/2015, a Assembleia Legislativa aprovou requerimento de autoria do deputado Welington Landim que envia Moção de Repúdio ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. Ele ordenou o esvaziamento das galerias e mandou retirar do Plenário Ulisses Guimarães a delegação do Ceará que assistia a a explanação do ex-governador e então ministro da Educação, Cid Ferreira Gomes.
Fizeram parte da delegação do Ceará que assistia a fala de Cid Gomes no último dia 18, entre outros, o governador Camilo Santana, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque, e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, além de vários deputados estaduais, entre eles Welington Landim, Odilon Aguiar, Manuel Duca, Augusta Brito e Osmar Baquit, licenciado para responder pela Secretária da Pesca, Aquicultura e Agricultura do Estado do Ceará.
O resultado da votação da Moção de Repúdio foi de 25 a 8, com uma abstenção (veja lista). A maioria dos que votaram contra o requerimento pertence ao PMDB, partido do presidente Eduardo Cunha, da Câmara dos Deputados. Agora, o requerimento será enviado pela Assembleia Legislativa para a presidenta da República, Dilma Roussseff, ao ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante;
Ainda na abertura da sessão plenária desta quinta-feira (26/03), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), criticou a atitude do presidente da Câmara dos Deputados, deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ), que, mandou evacuar as galerias e o Plenário da Casa durante pronunciamento do ex-ministro Cid Gomes. O parlamentar relatou que Eduardo Cunha ordenou que todos que não fossem deputados federais se retirassem do Plenário e galerias. “Eu estava lá e sei que não houve nenhuma atitude agressiva de qualquer membro que estava nas galerias ou no Plenário da Casa contra ninguém. O que houve ali foram apenas aplausos. Mas logo depois os seguranças chegaram e disseram que ninguém poderia aplaudir. Essa é a Câmara que está funcionando”, disse.
Zezinho Albuquerque afirmou que o povo do Estado do Ceará foi desrespeitado na Câmara Federal. “Nunca vi uma manifestação de desrespeito ao povo cearense como aquela. Falo independente de partidos e me solidarizo com os deputados e prefeitos que estavam representando o Ceará no Congresso e foram expulsos. Este Parlamento, que representa o povo cearense, merece respeito, mas foi desrespeitado”, frisou.
OSA 25 QUE VOTARAM A FAVOR DO REQUERIMENTO:
Welington Landim, Tin Gomes, Manuel Duca, Joaquim Noronha, Antônio Granja, Augusta Brito, Bethrose, Bruno Gonçalves, Bruno Pedrosa, José Sarto, Carlos Felipe, Elmano de Freitas, Evandro Leitão, Fernando Hugo, Heitor Ferrer, Ferreira Aragão, Júlio César Filho, Lucilvio Girão, Moisés Braz, Naumi Amorim, Odilon Aguiar, Professor Teodoro, Rachel Marques, Renato Roseno, Zé Ailton Brasil e Robério Monteiro.
OS 8 QUE VOTARAM CONTRA O REQUERIMENTO
Audic Mota, Dra. Silvana, Walter Cavalcante, Daniel Oliveira, Capitão Wagner, Fernanda Pessoa, Ely Aguiar e Thomaz Holanda.
Leia, abaixo, a íntegra do requerimento:

MOÇÃO DE REPÚDIO

Sr. Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
Requer aprovação de Moção de Repúdio à decisão da presidência da Câmara dos Deputados de expulsar, ditatorialmente, parlamentares do Plenário e das galerias daquela Casa, no último dia 18”.
O deputado infra-assinado, com, base no Art. 128 do Regimento Interno e após ouvido o Plenário, requer aprovação de Moção de Repúdio à decisão da presidência da Câmara dos Deputados de expulsar, ditatorialmente, do Plenário e das galerias daquela Casa, no último dia 18, parlamentares que assistiam a sessão em que o ex-governador do Ceará e então Ministro de Estado da Educação, Cid Ferreira Gomes, fazia uma explanação convocado que foi para uma audiência geral.
A atitude antidemocrática da presidência da Câmara dos Deputados vai de encontro às prerrogativas dos parlamentares, que ficaram numa situação constrangedora, exigindo-se que deveria partir do Legislativo exemplos democráticos e de boas relações institucionais.
Ressalte-se o respeito e a atenção que a Assembleia Legislativa do Ceará sempre teve para com a Câmara dos Deputados, principalmente com os parlamentares federais que representam o Ceará.
Esta Moção de Repúdio, registre-se, não se trata do depoimento do Ministro Cid Gomes, mas da atitude da Presidência da Câmara em relação aos parlamentares. Espera-se que a Assembleia Legislativa do Ceará cumpra seu desiderato democrático, respaldando-o no fortalecimento para que todos os deputados que compõem esta Casa possam, livremente, manifestar-se e aprovar esta Moção de Repúdio.
Que a decisão deste Plenário seja comunicada ao Sr. Deputado Eduardo Cunha, Presidente da Câmara dos Deputados, no seguinte endereço: Palácio do Congresso Nacional, Praça dos Três Poderes - Brasília - DF - CEP 70160-900; à presidenta da República, dra. Dilma Rousseff e ao Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dr. Aloizio Mercadante, ambos na Praça dos Três Poderes, Palácio do Planalto, Anexo I, Ala B, sala 107, Brasília-DF, CEP 70.150-900; ao prefeito de Fortaleza, Dr. Roberto Cláudio, na Rua Rua São José, nº 1, Fortaleza-CE, CEP 60.060-170. ao governador do Estado do Ceará, dr. Camilo Santana, na Av. Barão de Studart, 505, bairro Meireles, Fortaleza-CE, CEP 60.120-013; aos 22 deputados federais e aos três senadores cearenses e ao presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), deputado Alexandre Postal, no seguinte endereço: SGAS 902 - Ed. Athenas - Entrada C - Salas 120 a 131, Cep: 70390-020 - Asa Sul - Brasília - Distrito Federal E e ao presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), deputado Alexandre Postal, no seguinte endereço: SGAS 902 - Ed. Athenas - Entrada C - Salas 120 a 131, Cep: 70390-020 - Asa Sul - Brasília - Distrito Federal.
Sala das sessões, 20 de março de 2015
Deputado Welington Landim

Nenhum comentário:

Postar um comentário