Turismo de eventos festeja data em Camocim


Setor de eventos reivindica uma legislação específica
Hoje é comemorado, no Brasil, o Dia do Profissional de Eventos. Oficializada por intermédio de Lei proposta pela deputada estadual Célia Leão, em São Paulo, a data é comemorada em todo o País desde 2014 e foi escolhida por ser o dia do aniversário do precursor e responsável pela iniciativa de realização dos grandes eventos no Brasil, Caio de Alcântara Machado. Este ano, por iniciativa da Academia Brasileira de Eventos e Turismo e do For/Eventos (Fórum Permanente do Setor de Eventos), todo o setor está mobilizado em campanha para a comemoração do dia 30 de abril, por meio da divulgação do banner da campanha e de uma série de publicações com a hashtag #DiadoProfissionalEventos15, pelas redes sociais.
De acordo com a empresária Enid Câmara o setor de eventos representa quase 5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e, quando junta-se com os resultados do setor de turismo, chega a 12% desse total. Entretanto, apesar de toda esta importância para a economia nacional, não dispõe de legislação específica. “Portanto é muito importante para a nossa economia. Este profissional pouco aparece, mas tem um impacto muito forte no setor produtivo nacional, gerando milhares de empregos. E a institucionalização desta data é um avanço no reconhecimento de uma categoria que muito colabora para o desenvolvimento econômico do País e não é munida de uma legislação específica, quer seja na esfera municipal, estadual ou nacional. Invariavelmente, precisamos andar com o pires na mão, batendo de porta em porta, para obtermos recursos”, asseverou.

Homenagem
O Dia do Profissional de Eventos foi uma iniciativa da Academia, com apoio da Associação de Marketing Promocional (Ampro), da Associação Brasileira das Empresas de Eventos (Abeoc) e outras entidades que compõem o Fórum Permanente do Setor de Eventos. Homenageia todos os profissionais que contribuem para o crescimento do setor que, atualmente, movimenta mais de R$ 209 bilhões anuais, representa 4,32% do PIB nacional e gera 7,5 milhões de empregos diretos, terceirizados e indiretos, segundo último levantamento Abeoc/Sebrae.


A também empresária Priscila Cavalcanti, que trabalha há 25 anos no segmento em território cearense, estava ontem em Camocim, participando de um encontro com mais de 40 profissionais de eventos, que foram recebidos pela prefeita Mônica Aguiar, para comemorar o seu dia. “A data foi reconhecida pela Academia Brasileira de Eventos, cuja cadeira 27 é da cearense Enid Câmara, e a institucionalização desta data é muito importante para o fortalecimento da nossa categoria, que presta um relevante serv iço para a sociedade brasileira”, destacou a proprietária da Priscila Eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário