Amarelão



Assembleia Legislativa promove audiência pública sobre o Movimento Maio Amarelo
           


 O mês de maio está sendo marcado pela mobilização em prol da segurança viária. É o movimento Maio Amarelo, uma ação que tenta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
            Sabendo do alto índice de mortes no trânsito, inclusive de jovens, o deputado Bruno Pedrosa, presidente da Comissão da Juventude, solicitou a realização de uma audiência pública conjunta com a Comissão de Viação, Transporte e Desenvolvimento Urbano para debater a cerca do tema.
            De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) os acidentes de transito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos. É a nona maior causa de mortes no mundo. O Brasil é o 5º país no mundo com mais mortes no trânsito. E a situação pode piorar com o aumento da frota de veículos e o baixo investimento nas vias.
            Para reduzir a mortalidade no transito é preciso/necessário que o Brasil adote medidas eficazes em relação a excesso de velocidade, uso e cinto de segurança e capacete, dirigir sob efeito de álcool, falar no celular enquanto dirige.
            “Apoiando o Movimento Maio Amarelo e preocupado com o alto índice de mortes de jovens no trânsito, solicitei a realização de uma audiência pública para debater o tema e levar mais esclarecimentos para a população. Nosso objetivo com essa audiência é fazer com que os cidadãos saibam mais sobre o movimento e possam se conscientizar e se precaver no seu dia a dia”, disse Bruno Pedrosa.
            Outra proposta de Bruno Pedrosa foi que a Assembleia Legislativa o Ceará apoiasse o Movimento Maio Amarelo, iluminando o prédio com a cor amarela para conscientizar os cidadãos e promover uma avaliação sobre os riscos do trânsito.
            A audiência pública acontece no dia 29 de maio, às 14h30, no Complexo das Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa. Foram convidados para participar do evento o Professor Luís Carlos Paulino, Articulador Oficial do Movimento Maio Amarelo no Ceará; Dr. Luiz Tigre, presidente do CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito); Max Swell Veras Ribeiro, presidente do IBRADEC (Instituto Brasileiro de Defesa da Cidadania) e o Dr. Fernando Alfredo Rabello Franco, Presidente da Comissão Especial de Assuntos e Estudos sobre Direito do Trânsito e Tráfego da OAB/CE.






Nenhum comentário:

Postar um comentário