Explicando as coisas

Outro dia andaram perguntando pra cá, o que era, trocando em miudos, a expressão Sabático. É algo que persigo faz tempo, e ainda não consegui tempo pra me dar esse tempo. Mas vejamos o que vem a ser SABÁTICO

Período sabático é uma opção para quem quer se descobrir

Você está angustiado com os rumos da sua vida? Conheça gente que largou tudo para mergulhar em uma jornada de redescoberta e reinvenção

No mundo judaico antigo, um de cada sete anos era destinado por lei ao repouso compulsório. A terra não podia ser cultivada, as dívidas se extinguiam, os escravos conquistavam a liberdade. Não era permitido sequer colher os frutos das árvores. Terminado esse período, conhecido como ano sabático, tinha início um novo ciclo de vida.

Nos dias atuais, o sabático está de novo em evidência, mas agora com um novo significado, de caráter pessoal. A ideia básica ainda é realizar uma pausa prolongada antes de uma nova etapa. Mas já não se trata apenas de deixar a terra inculta. A meta agora é cultivar o espírito, para que algo novo floresça.
Os "sabatistas" de hoje dão uma resposta radical a angústias que são de quase todo mundo: de sentir-se esmagado por uma rotina que deixou de fazer sentido, de ser prisioneiro de decisões tomadas em um passado com qual já não é possível identificar-se, de ter a sensação de que todo novo dia é sempre o mesmo dia, sem conduzir a nada. Diante disso, os adeptos do sabático abandonam afazeres e responsabilidades para mergulhar dentro de si mesmos, em uma jornada de redescoberta e reinvenção.
Nessa nova encarnação, o ano sabático deixou de ser uma obrigação religiosa para virar um sonho acalentado por muitos, ainda que realizado por poucos — bem poucos. Mesmo assim,virou um fenômeno pop, alimentado pelo exemplo de celebridades como a ex-apresentadora do Fantástico Glória Maria e o ex-técnico do Barcelona Josep Guardiola, que renunciaram a suas posições para sair em busca de seu verdadeiro eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário