Prefeitura de Fortaleza entrega esta manhã primeiro trecho urbanizado do Parque Rachel de Queiroz


A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), em parceria com a C.Rolim Engenharia, entrega à população o primeiro trecho urbanizado do Parque Rachel de Queiroz. A inauguração acontecerá sábado (25/07), às 10 horas. Na ocasião, o prefeito Roberto Cláudio também assinará o decreto que regulamenta os parklets na Cidade.

O novo espaço conta com 335 metros quadrados de área verde, quadra de futebol de areia, playground, academia ao ar livre, bancos, pista para cooper e caminhadas, área para andar de bicicletas, arborização e paisagismo. A requalificação da área, que corresponde ao Trecho 04 do Parque, foi realizada em parceria, já que o espaço faz parte do Programa Adoção de Praças e Áreas Verdes. A gestão municipal foi responsável pela requalificação na drenagem do Riacho Alagadiço, da nova iluminação e fornecimento de água.

O Parque Rachel de Queiroz, que permeia 14 bairros da Cidade e tem uma área de influência sob 22 bairros, está sendo uma das prioridades da Prefeitura de Fortaleza na área do meio ambiente. A elaboração dos Projetos Executivos de Urbanização, Paisagismo, Complementares do Parque Rachel de Queiroz e seus Estudos Técnicos e Ambientais foi licitada em 2014, tendo como vencedora a empresa Architectus.

Parklets
Durante a solenidade de inauguração do primeiro trecho do Parque, o prefeito Roberto Cláudio também vai assinar o decreto que regulamenta a instalação dos parklets, espaços que incentivam a convivência urbana.

O parklet é uma das possibilidades de reinvenção do espaço público, oferecendo estruturas diferenciadas, como mobiliários que juntam arte, acessibilidade, mobilidade, cultura e urbanismo em um só local. A ideia do parklet surgiu nos Estados Unidos e já é uma realidade em todo o mundo. Em Fortaleza, as pessoas podem aproveitar este espaço na Avenida Beira-Mar, em frente ao espigão da Avenida Rui Barbosa.

Segundo o Decreto, os parklets poderão ser implantados por pessoa física, jurídica ou pela própria administração pública. Quando o interessado for um particular, deverá apresentar o projeto na Secretaria Regional do bairro onde deseja instalar o parklet. Ao ter sua proposta aprovada, virará um permissionário por dois anos prorrogáveis por mais dois anos. Dessa forma, poderá fixar placa com seu nome ou logomarca, explicitando que é o responsável pela manutenção daquele espaço.
Serviço
Inauguração do Primeiro Trecho Urbanizado do Parque Rachel de Queiroz e assinatura do Decreto dos Parklets
Data: 25 de julho de 2015 (sábado)
Horário: 10 horas
Local: entre as ruas Olavo Bilac e Dr. Hélio Viana – bairro São Gerardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário