Os prefeitos estão aperreados


Sede da Associação dos Prefeitos do Ceará
Sede da Associação dos Prefeitos do Ceará
Uma reunião de urgência entre prefeitos de todas as regiões do Estado e membros da bancada federal cearense será realizada pela Aprece, na próxima segunda-feira (21), a partir das 8h30. O encontro, que acontecerá na sede do Iprede em Fortaleza, é resultado da grande inquietação dos gestores municipais por conta da dificuldade financeira enfrentada pelos municípios. A crise vem se manifestando de forma progressiva e crescente, tendo sido significativamente sentida no primeiro decênio de setembro, quando o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de recursos dos municípios, sofreu redução de mais de 38%.
A ideia é garantir a maior participação possível de parlamentares, para que os mesmos possam ouvir dos gestores as diversas dificuldades que estão sendo enfrentadas, a exemplo da impossibilidade de cumprimento dos compromissos com pagamento de pessoal e fornecedores, além do não cumprimento dos percentuais de gastos orçamentários estipulados legalmente.
Entre os temas que deverão ser discutidos no encontro do próximo dia 21, a ser realizado no auditório do Iprede, estão os impactos econômicos gerados pelo desemprego ocasionado pela crise. Além disso, serão debatidas alternativas para garantir mais recursos aos municípios, como a votação em favor de repasses de percentuais da arrecadação de impostos, com ISS e CPMF, e mesmo um auxílio financeiro emergencial por parte do Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário