Prefeitura de Fortaleza apresenta projeto "Praia Acessível" durante festa em Alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes


A expectativa é de que 2.000 pessoas, entre deficientes, acompanhantes e convidados participem do evento.

A previsão é que cerca de 2.000 pessoas entre deficientes, acompanhantes e convidados participem do encontro. O objetivo é oferecer uma noite de inclusão social, através de música e entretenimento. Entre os artistas confirmados estão: David Valente, Guilherme Dantas, além da participação de outros cantores e bandas locais.

Para o secretário Elpídio Nogueira, a Secretaria de Turismo, também tem seu cunho social e busca abraçar a causa da inclusão social para essas pessoas. "A luta por inclusão é constante. A reivindicação de empregos, a busca por capacitação, o direito de ir e vir e o reconhecimento da própria linguagem são batalhas vencidas, mas quem tem alguma deficiência física ou mental precisa todos os dias reafirmá-las, e o prefeito Roberto Cláudio tem buscado proporcionar essa inclusão, desenvolvendo e apoiando políticas públicas voltadas para essas pessoas", ressaltou.

De acordo com o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ceará soma pelo menos 2.340.150 pessoas com deficiência. O número mostra que o percentual da população residente no Estado com algum tipo de deficiência (27,69%) supera os índices do Nordeste (26,63%) e nacional (23,92%). 
Em relação aos demais estados, o Ceará figura em terceiro lugar, atrás de Rio Grande do Norte e Paraíba. A técnica do Ipece Raquel Sales, uma das responsáveis pelo trabalho, frisa serem dados amostrais e preliminares. A pesquisa mostra ainda que a deficiência mais comum entre os brasileiros é a visual (18,76%). No Ceará, a proporção é ainda maior, de 22,15%, o que representa 1.871.784 de pessoas. Além disso, são 6,23% de pessoas que se declararam completamente surdas e 8,08% com completa deficiência motora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário