Proposta do MEC: Chico Lopes enaltece Base Nacional Comum Curricular



O deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) enalteceu a iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que lançou na última quarta-feira (16/09) a proposta para a Base Nacional Comum Curricular (BNC), com origem na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 (LDB) e no Plano Nacional de Educação (PNE). “Este é um momento para a sociedade refletir, propor e contribuir com sugestões ou alterações à proposta e assim, coletivamente, avançarmos na educação básica”, defende.

O texto foi elaborado por 116 especialistas de 35 universidades, sob a coordenação do MEC, e busca a padronização de pelo menos 60% do currículo da educação básica. A proposta da Base Nacional Comum está em fase aberta, com espaço para sugestões via internet. Depois, será submetida a uma consulta pública, será consolidada e deverá ser enviada para a aprovação do Conselho Nacional de Educação (CNE) até março de 2016. 

“Notadamente é preciso esclarecer que para funcionar adequadamente qualquer metodologia, ação ou decisão na área da educação, precisa ser validado por professores, formadores de professores gestores, ou seja, toda a comunidade educacional”, acrescenta o parlamentar que sempre teve a vida política voltada para a defesa da educação e dos professores. 

No texto de apresentação do BNC, o ministro da Educação Renato Janine Ribeiro aponta que dois caminhos importantes serão abertos: o primeiro será a mudança na formação (inicial e continuada) dos professores. O segundo ponto é a reestruturação do material didático.

“Este é um primeiro passo que o governo federal dá no sentido de executar algumas metas do Plano Nacional de Educação. Estabelecer uma base curricular no país é uma das formas de diminuir as desigualdades no país”, acredita Chico Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário