Salmito, à frente de seu tempo


 Projeto prevê a requalificação do Centro
Estimular a vida comunitária, o turismo cultural e fomentar a economia. Essas são algumas das premissas que norteiam a proposta de requalificação do Centro de Fortaleza, apresentadas pela Câmara Municipal de Fortaleza no projeto “Pacto por Fortaleza Revisado – A cidade que queremos até 2020”. À frente das discussões, o presidente da casa, vereador Salmito Filho, defende que o bairro precisa ganhar habitação.
O Centro é um dos bairros mais antigos e que detém maior quantidade de acervo e prédios históricos na capital do Ceará. É também a área que mais arrecada ICMS para o Estado e tem estrutura de um município. Porém, apesar de muito populoso durante o dia, à noite, fica praticamente deserto, sem vida.
O desordenamento do comércio ambulante e a falta de segurança, são alguns dos problemas enfrentados atualmente. Mas o objetivo, é, que até 2020, sejam pensadas e concretizadas, ações que visem a melhoria em mobilidade urbana; transporte público; valorização das vias e passeios; requalificação de edifícios históricos, de praças e espaços culturais; comércio, emprego e geração de renda; ordenamento de ambulantes e feiras; segurança; e a possível transferência da sede da Câmara Municipal.
“O Centro tem gente, tem economia pungente e tem nossa história. O que está faltando é a gente requalificar as praças, as vias, as calçadas e estimular a vida comunitária”, reitera Salmito. Ele sugere que áreas desocupadas ou utilizadas para estacionamentos sejam investidas em prédios residenciais, ao considerar que pessoas que trabalham no Centro iriam preferir morar no mesmo local, sem depender de transporte para o deslocamento, o que afirma, que melhoraria, consideravelmente, a mobilidade urbana da cidade.
Ainda de acordo com o parlamentar, tornar o bairro um local de moradia é possível, sobretudo, por já possuir redes de drenagem e de esgoto. “O Centro tem vista para o mar, é uma das poucas áreas de Fortaleza toda infraestruturada, e isso em qualquer lugar do mundo é o espaço imobiliário mais valorizado, por exemplo, em Paris, Londres, Buenos Aires, Recife, Curitiba e São Paulo”, destacou.
Segundo Salmito Filho, nenhum dos pontos tem, ainda, previsão de início e valores de investimento. As questões estão sendo debatidas entre a população, representantes da Prefeitura de Fortaleza e sociedade civil organizada.  

Turismo Cultural
Bairro que mais abriga prédios que remetem à história de Fortaleza, como o Forte de Shoonenborch, Mercado Central, Catedral Metropolitana, Museu do Ceará, e a Praça do Ferreira, a ideia é transformar o Centro em atrativo turístico para quem chega à capital a procura de lazer e cultura.
 “Nosso objetivo é mostrar que Fortaleza já tem um turismo de lazer fantástico com as praias, o turismo de evento também melhorou muito com o Centro de Eventos. O turista que vem para evento é de um perfil socioeconômico maior que o de entretenimento, e esse turista quer ir à praia, a eventos, mas também quer conhecer os equipamentos históricos da cidade”, ressalta Salmito.

Ambulantes
O secretário da Regional Centro, Ricardo Sales, informou que todas as praças do quadrilátero do Centrão, bem como os calçadões do Centro, irão passar por reformas. A expectativa é que, ao longo de cada espaço reformado, sejam fixados e delimitados quiosques para ambulantes. Segundo o secretário, os quiosques serão padronizados, feitos em aço inoxidável, e só será permitido trabalhar quem estiver dentro do padrão. “Terá fiscalização, e essa será a atividade de controle mais eficaz que vamos ter”, afirmou ressaltando que “vai acontecer, paulatinamente, à medida em que as obras forem acontecendo”.
Antigo Lord Hotel poderá sediar a Câmara Municipal de Fortaleza
Uma das propostas dentro da requalificação do Centro é transferir a sede da Câmara Municipal de Fortaleza, atualmente localizada no bairro Luciano Cavalcante, para o prédio onde funcionava o antigo Lord Hotel.
Salmito Filho critica que a atual localização do Poder Legislativo fica na contra-mão do povo, “e para estar perto do povo, tinha que está no Centro”, disse. Além disso, o parlamentar destaca que o prédio já está pequeno para comportar 43 vereadores, seus assessores, e o setor de comunicação que está passando por ampliação com os programas de TV e Rádio. “As vagas de estacionamentos já não dão conta, muitos servidores não têm direito aos estacionamentos. Têm direito somente quem ocupa cargo de chefia e nós vamos perder parte dele com a ampliação da Rua Thompson Bulcão”, afirma.

Negociações
O presidente da Câmara adiantou que o Lord Hotel é um prédio público e que a ocupação já foi solicitada ao governador Camilo Santana, o qual já autorizou. No entanto, Salmito Filho ressaltou que os vereadores de Fortaleza não querem decidir sobre isso sozinhos, portanto, estão abertos a debates com a população e técnicos sobre o que seria melhor, mas reiterou que as condições da sede não são boas e a tendência é piorar.
A iniciativa propõe abrigar, no prédio onde funcionava o hotel, os gabinetes dos vereadores, os departamentos e os estúdios de TV e Rádio. Em frente, no antigo Beco da Poeira, seria o estacionamento no subsolo, o plenário da Câmara, um auditório e a Central da Cidadania.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), Severino Neto, comemora a possibilidade. “Ficamos muito feliz com a vontade do nosso presidente da Câmara de trazer a sede para o Centro. Esperamos que isso aconteça. O Centro é onde nascemos, tem uma importância fundamental no desenvolvimento da cidade, está pedindo ajuda de todos para que a gente resolva esses problemas básicos que já deveriam ter sido resolvidos”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário