BID em Sobral

Sobral recebe missão técnica do Banco Interamericano de Desenvolvimento

Sobral recebeu uma comitiva do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), importante parceiro no desenvolvimento de vários projetos no Município. Acompanhados do prefeito Veveu Arruda, do secretário das Cidades, Lúcio Gomes, e do secretário adjunto das Cidades, Quintino Vieira, a comitiva visitou as obras concluídas e em execução, que contam com recursos do BID, como o projeto Sobral Novo Centro.


A missão técnica é fruto de um convite do prefeito Veveu, durante reunião em setembro, na sede do banco, em Brasília, para defender o projeto de urbanização da Lagoa José Euclides, entre outros projetos. “Iremos construir um parque urbano no entorno da Lagoa José Euclides, que será uma obra de grande importância e relevância social para as famílias que moram no bairro Terrenos Novos porque garantirá equipamentos de esporte e lazer, recuperando o recurso natural e garantindo melhoria da qualidade de vida das pessoas que lá residem”, disse o Prefeito de Sobral

Segundo o secretário das Cidades, Lúcio Gomes, o projeto de Urbanização da Lagoa José Euclides está inserido no Programa Cidades do Ceará, que tem investimentos em municípios do Vale do Acaraú e Vale do Jaguaribe, somando mais de US$ 106 milhões com financiamento do BID e contrapartida do Governo do Estado do Ceará. “Temos diversos projetos já entregues como a Praça do Bosque, a Praça do Amor e, em andamento, a Praça da Várzea. E apresentamos algumas sugestões, como o projeto de construção de uma Perimetral para Sobral que, neste momento, passa por estudos de viabilidade”, disse Lúcio Gomes.

Sobral Novo Centro

A comitiva conheceu as obras do Projeto Sobral Novo Centro, o maior e mais arrojado projeto em execução, considerando o conjunto de intervenções urbanas. Foram visitadas a Praça Duque de Caxias (Praça do Bosque), Praça Clodoveu Arruda (Pracinha do Amor) e Praça do Patrocínio, que estão concluídas; além das obras da Praça Cel. Manuel Arthur da Frota (Praça da Várzea), de troca da pavimentação asfáltica por blocos de concreto intertravados, internalização da fiação e padronização e alargamento das calçadas, nas principais ruas do Centro Histórico.

De acordo com o prefeito Veveu, a Rua Oriano Mendes será modelo de como ficarão as ruas do Centro Histórico de Sobral após a conclusão de todas as obras do Sobral Novo Centro. “Num trecho da Oriano Mendes, que vai da Catedral da Sé até a Cel. Mont’Alverne, será o primeiro local que terá substituída a fiação aérea por subterrânea, e também receberá mobiliário urbano, como bancos e lixeiras, luminárias em estilo colonial, sinalização turística, arborização, tudo do jeito que vai fica”, explicar.

Urbanização da Lagoa José Euclides



Atendendo uma demanda apresentada pela população durante o Orçamento Participativo, a Prefeitura de Sobral desenvolveu projeto para urbanização da Lagoa José Euclides, no bairro Terrenos Novos, que será transformado num parque com playgrounds, equipamentos de ginástica, mesas de jogos, calçadão, ciclovia, quadra poliesportiva, pistas de skate e área de contemplação (caramanchão).

“Nós desenvolvemos o Plano de Reassentamento dessas famílias que moram numa área de risco, sabemos o perfil social de cada família e 89 delas já estão com toda documentação em análise e serão beneficiadas com moradias no Residencial Nova Caiçara”, explicou a secretária de Urbanismo, Gizella Gomes, que também acompanhou a visita, bem como técnicos da Secretária de Urbanismo de Sobral e da Secretaria das Cidades do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário