Futurecom 2015


André Figueiredo: "A inovação nas telecomunicações é a base para o protagonismo do país"

Fórum reúne em São Paulo, durante três dias, representantes da indústria, governo, agências reguladoras e autoridades internacionais

O ministro das Comunicações, André Figueiredo, participou na noite desta segunda-feira (26), em São Paulo, da abertura oficial do Futurecom 2015, mais importante evento do setor de telecomunicações, tecnologia da informação e internet da América Latina. Para Figueiredo, “a integração entre academia, empresas e governo representa a base para o avanço do segmento. O Ministério das Comunicações (MC) tem investido em parcerias para estimular esse conceito de inovação tecnológica."
"As telecomunicações representam um setor estratégico para o Brasil, que trilha o caminho do protagonismo. Estamos alinhados para estimular a promoção do conhecimento em conjunto com o avanço estrutural em cada região", disse o ministro.
Durante a cerimônia, que contou com a presença do presidente do Futurecom, Laudálio Veiga Filho, e de representantes da indústria, governo, agências reguladoras e autoridades internacionais, o ministro afirmou que o diálogo e senso de urgência marcarão a atual gestão do MC. "Não existirão decisões afobadas. Todas as ações do Ministério tem como foco a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro. As telecomunicações transformam as formas de contato, incluindo a realidade do mais simples cidadão brasileiro", relatou.
Ao ressaltar as políticas públicas previstas para os próximos anos, o ministro valorizou o processo de expansão da inclusão digital. "Até 2018, a meta é que 70% dos municípios tenham acesso às redes baseadas em fibra óptica. Isso corresponderá a 90% da população", ratificou Figueiredo. "O Brasil continuará investindo na inovação e em infraestrutura, com destaque para a banda larga, a TV Digital e a Internet das Coisas. Isso permitirá que o país seja um exemplo para o mundo", lembrou o ministro, que percorreu os pavilhões e visitou os estantes de empresas, organizações e instituições públicas, incluindo a Telebrás.
Laudálio Veiga afirmou que, devido ao avanço da tecnologia, da sociedade e do mercado, o mercado alcançou um processo integrado e convergente. "Com a inovação, buscamos melhores serviços, que representa o fundamento para as novas tecnologias. Isso gera novos conceitos e interações", destacou. "O Futurecom é uma plataforma de desenvolvimento de negócios associada ao desenvolvimento social", acrescentou.
Sobre a situação do país, o presidente da Futurecom foi enfático ao mostrar que a Telecomunicação acredita na retomada do pleno crescimento. "Apesar da turbulência, o setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) continua crescendo. Eu me recuso a ouvir os pessimistas. Acreditados no Brasil. Teremos avanços nos anos que seguirão, pois a demanda por tecnologias é constante. Isso permite  o desenvolvimento do mercado e a ampliação da qualidade de vida da população", explicou.
Fórum - Amanhã, Figueiredo debaterá, às 9h30, no auditório Brasil, os planos do Ministério para a universalização da banda larga e as positivas influências para a sociedade a partir do processo de inclusão digital, que vem sendo promovido a partir do Programa Nacional de Banda Larga ( PNBL).
Em três dias, cerca de 14 mil pessoas, de 50 países, buscarão as mais novas tendências em tecnologia e comunicação existentes em todo o mundo. O público poderá ainda participar do Congresso Internacional, no qual são realizadas palestras e painéis de debates. Já no Business Trade Show são apresentados os últimos lançamentos de produtos para as áreas de Aplicações, Serviços, Soluções, Produtos e Sistemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário