O jogo contra as drogas



Camilo Santana empossa conselheiros e lança aplicativo 'PossoAjudar' nesta segunda (26)
 
O governador Camilo Santana empossou, na manhã desta segunda-feira (26), no Palácio da Abolição, os 26 membros efetivos e o mesmo número de suplentes do Conselho Interinstitucional de Políticas sobre Drogas (Cipod). Na ocasião, também foi apresentado o aplicativo "PossoAjudar", que permite que os cidadãos conheçam os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Políticas sobre Drogas e o sistema de atendimento da área de forma rápida e elucidativa através dos aparelhos celulares.

"Quero prestar meu agradecimento a esses conselheiros que farão um trabalho voluntário nesse assunto tão sério que é o combate às drogas. Temos que dar continuidade ao trabalho iniciado pelo governador Cid Gomes. Estamos criando mais escolas profissionalizantes, com aula e refeição nos três turnos. Lidar com drogas é investir também em esporte. É importante a reinserção do ex-usuário, pois às vezes o jovem supera o problema mas não consegue se reinserir na sociedade, o preconceito é muito grande. Quero parabenizar a secretaria por essa ferramenta, já que hoje o jovem usa muito a Internet e assim ele pode conhecer o trabalho que vem sendo feito, vai saber onde pedir socorro", disse o governador.

Camilo Santana também lembrou que o trabalho de combate às drogas está diretamente ligado ao "Pacto por um Ceará Pacífico", ação integrada que engloba programas para a prevenção da violência focada em locais críticos. "Lidar com a questão das drogas é lidar com educação, saúde, segurança, cultura, tudo. Os grandes índices de criminalidade hoje estão ligados ao uso de drogas, jovens envolvidos com gangues. Essa é hora de união; sozinhos não vamos superar esses obstáculos. Com esse Pacto, representantes dos três poderes, sociedade civil e iniciativa privada se reúnem mensalmente para fazer um estudo criterioso, temos a consciência que não é só com polícia e presídios que se resolve esse problema. É um movimento que extrapola o Governo do Estado", disse.

A vice-governador Izolda Cela também reforçou a importância do trabalho dos novos membros do Conselho Interinstitucional. "Essa questão é um desafio à nossa capacidade para articular. É fácil perceber o problema, quem está na educação sente, na segurança e saúde nem se fala. É uma convocação para articular, ajudar os usuários também na reinserção, pois sabemos que o usuário de drogas às vezes sai dos eixos. Vejo como muito importante esse momento em que o conselho é retomado, lembrando que já tivemos um quando a pasta era uma assessoria, muito bem desempenhada pela Socorro França. Desejo boa sorte e que possamos colher frutos de um trabalho em defesa da vida", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário