Coluna do blog



Foi um risco nágua
Crateús, Iguatu, Itapipoca, Quixeramobim e Russas estão entre as 22 cidades das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste selecionadas para receber novos cursos de medicina em instituições particulares. As regiões foram escolhidas por ter uma menor proporção de vagas de graduação e médicos por habitantes. Porém, os candidatos a uma vaga nos cursos devem esperar mais um pouco. A abertura de 2.290 vagas de medicina no país foi suspensa pelo TCU (Tribunal de Contas da União) diante de supostas irregularidades na criação dos novos cursos.Há dois anos, na esteira do programa Mais Médicos, o governo federal passou a indicar os municípios em que poderiam ser abertas novas vagas de medicina. A partir dessa lista, coube ao MEC, então, selecionar as melhores propostas de faculdades particulares interessadas na disputa.Essa seleção, entretanto, motivou questionamentos na Justiça e recursos ao TCU, que decidiu paralisar o processo até análise final do plenário. O caso é relatado pela ministra Ana Arraes. O órgão de controle pode anular o processo. Inicialmente previsto para junho, o resultado final da seleção ainda não foi confirmado. O principal motivo do conflito é a exigência, prevista no edital, de “capacidade econômico­-financeira” das mantenedoras.As escolas argumentam que o documento não explicitou a forma como esse critério seria avaliado, nem indicou que a tarefa caberia à FGV Projetos, contratada pelo ministério. “A FGV estabeleceu nota de 1 a 10 e disse: ‘abaixo da nota 6, não tem condições de abrir [curso de medicina]’. Isso deveria estar no edital, e não estava”, reconheceu o ministro Aloizio Mercadante (Educação) em audiência na Câmara dos Deputados. Isso aí deu no Estadão. Que os sonhos tenham sido apenas adiados, é a torcida geral.

A frase: “Quem não pode com o pote, não pega na rodilha”. Quando o povo pensa é um perigo.


Mas até o Obama! (Nota da foto)
E não me venha dizer que o Obama não tem direito a seu instante de moleque cearense. Ora,ora,ora!!!

Fundo do mar
Mergulhadores do Ceará, a Marinha do Brasil e o Instituto de Ciências do Mar da UFC lançarão o primeiro Atlas de Naufrágios do Ceará, no dia 3 de dezembro, às 19h, na Livraria Cultura (Av. Dom Luís, 1010).

Naufrágios
A obra reúne material fotográfico e documental único que permite descobrir mais de 100 navios que se encontram no fundo do mar e ainda são desconhecidos da sociedade cearense e brasileira.

Este merece
O Engo. Luiz Gonzaga Nogueira Marques, Provedor,convida para a cerimônia de entrega da Medalha “Mérito da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza”, ao Industrial Francisco Ivens de Sá Dias Branco. Amanhã,9 e meia.

Polícia no Icó
Descobri que a absoluta maioria dos delitos que chegam à Polícia, em Icó é o furto e/ou roubo de celulares. Em segundo lugar vem marido batendo em mulher. Coisa feia!!!

Robótica
O Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará (CED), órgão da Seduc, abriu inscrições para a IV Olimpíada Cearense de Robótica das Escolas Públicas. O certame ocorrerá  no dia 19 de dezembro, das 8 à 16 horas.

Perguntar,ofende?
Se ainda fosse da ativa da Polícia, o deputado Wagner pediria à Assembleia para ir ao Governo Federal pedir Força Nacional pro Ceará? Mostraria sua parte na incompetência?

Sírio-Libanês aqui
Os profissionais de saúde do Ceará selecionados no Projeto Gestão de Apoio ao SUS 2015-2017, parceria entre Ministério da Saúde, Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, Conselho Nacional de Secretário de Saúde e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, participam hoje (25), às 9h, da abertura dos cursos de Especialização em Gestão de Risco e Segurança no Cuidado ao Paciente e de Especialização em Vigilância em Saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário