Bom dia


Educação
Ministro valoriza qualificação profissional de jovens para setor de serviços
No Ceará, programa Primeiro Passo facilita a inclusão no mercado de trabalho


Barro, 29/01/2016 - "Qualificar os jovens para o mercado de serviços, incluindo a área de telecomunicações, é essencial para o desenvolvimento do país", exaltou o ministro das Comunicações, André Figueiredo, ao participar da entrega, em Barro (CE), de diplomas durante a formatura de turmas de auxiliares-administrativos do projeto Primeiro Passo, que é implementado em todo o Ceará pela Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).

Com o apoio das prefeituras, a iniciativa promove a preparação de jovens, na faixa etária de 16 a 21 anos, através de cursos profissionalizantes nas áreas de serviços, turismo e administração.
Os interessados precisam estar inseridos na escola pública, ter renda familiar de até ¼ do salário mínimo, per capita, apresentar documentação devida, incluído RG, CPF, Carteira Profissional e comprovante de endereço.

André Figueiredo ratificou que essas medidas transformam a vida dos brasileiros, pois a educação garante a base para a cidadania. "Educação e trabalho decente são pilares para construir o Brasil que sempre sonhamos. Em breve, o programa Cidades Digitais chegará ao município para complementar a formação de todos", vibrou o ministro.

O secretário da STDS, Josbertini Clementino, relatou que o projeto permite a inclusão social e ampliação do acesso dos jovens ao primeiro emprego. "Ações como essa garantem um retorno não somente na socialização, mas também permitem que os participantes alcancem a plena cidadania, com ensino de qualidade para todos. O impacto será percebido até na redução da violência no estado, pois diminuímos o impacto da vulnerabilidade", destacou.

Segundo o prefeito, Neneca Tavares, a capacitação da juventude proporciona um futuro promissor para o município. "Com a parceria entre os poderes públicos, a população é beneficiada em sua plenitude. O somar forças garante um ensino qualificado e um desenvolvimento sustentável", explicou.

Para a aluna Andressa Aquino, cada momento do curso representou uma experiência de vida para todos os inscritos. "Cada um dos membros da classe podem relatar que o conhecimento adquirido servirá, efetivamente, para a carreira profissional e pessoal de todos", comentou, emaciada.

A solenidade, realizada na Câmara Municipal, também contou com as presenças do secretário de Inclusão Digital do MC, Américo Tristão, do presidente da Câmara de Vereadores, Wilton Diniz, secretaria municipal de Educação, Lígia Tavares, e do diretor da CorreiosPar, Valternilo Bezerra, dentre outras autoridades dos poderes executivo e legislativo locais.

Integração

Os alunos da capital e do interior são qualificados em três linhas de ação: Jovem Bolsista, Jovem Aprendiz e Jovem Estagiário. Na primeira, o jovem recebe bolsa-capacitação e é treinado durante seis meses nas unidades do Projeto. A segunda opção, o Aprendiz, permite que o estudante frequente três turnos, tendo aulas regulares, cursos profissionalizantes e um período de estágio durante o período de um ano. Já na opção Estagiário, os adolescentes participam, durante o período de um ano em empresas públicas e privadas conveniadas com a STDS.

Depois dos períodos de capacitação e de acompanhamento pedagógico e psicológico, os jovens são encaminhados para empresas públicas ou privadas, para estágios remunerados com duração de um ano, podendo, a partir daí, ter seu ingresso garantido no mercado de trabalho formal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário