Laboratório

Leia Mais:
Plácido Rios participa reunião para viabilizar Laboratório de Lavagem de Dinheiro do MPCE

O procurador-geral de Justiça, Plácido Rios, e o secretário-geral da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), Haley de Carvalho Filho, se reuniram nesta quinta-feira (28), no Ministério da Justiça, em Brasília, com o secretário Nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, e o diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), Ricardo Saadi. Na pauta do encontro, estiveram a realização de convênios e parcerias com o Ministério da Justiça e a aquisição do Laboratório de Lavagem de Dinheiro do MPCE. 
 
     Entre as medidas imediatas determinadas na ocasião, está a inclusão do Ceará, de forma efetiva, na Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia (REDE-LAB). O ato vai permitir a troca de informações com todos os Ministérios Públicos e órgãos que fazem parte do grupo de Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro instalados no Brasil. Dentro desta conquista, está ainda a promoção de capacitação de pessoal no estado pra passar a operar os softwares e todos os equipamentos componentes do sistema.

     Outro resultado importante da reunião foi a inclusão, de forma prioritária, do MPCE na aquisição do Laboratório de Lavagem de Dinheiro. Este ato depende do orçamento da Secretaria Nacional de Justiça previsto para ser liberado a partir de março deste ano, segundo o secretário Beto Vasconcelos. “Pedimos prioridade para o Ceará em razão dos números expressivos de criminalidade registrados no estado e pelo fato da capital cearense ostentar o título recente de cidade mais violenta do Brasil”, explica Plácido Rios.

     Além disso, deverá ser iniciado um diálogo com o Governo do Ceará para que o MPCE, enquanto não dispõe de equipamento próprio, utilize o laboratório que já opera no Estado.

     Na reunião, foi discutida, ainda, a busca de melhorias estruturais nos Núcleos de Mediação e Promotorias de Violência Doméstica do MPCE, objetivando a celebração de convênios para dotar o Ministério Público e a sociedade cearense de mecanismos que promovam a melhoria nos trabalhos daqueles órgãos. Para dar continuidade à pauta de interesse do MPCE, foram agendadas novas reuniões com a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e com o secretário de Reforma do Judiciário, Marcelo Veiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário