PT da Capital não tem a força do Estadual, mas tenta...

PT Fortaleza decide pela candidatura própria na disputa pela sucessão de RC

A executiva municipal do PT de Fortaleza lança, hoje, um manifesto em defesa da candidatura própria à Prefeitura de Fortaleza nas eleições deste ano. O documento foi aprovado, por unanimidade, pela direção municipal na última segunda-feira (18). O manifesto não aponta nomes, mas sinaliza a unidade de todas as correntes do partido em torno da tese da candidatura própria. No documento, também deverá constar a importância do diálogo da direção municipal com o governador Camilo Santana.
Nos bastidores, a decisão do PT Fortaleza é uma tentativa de acabar com boatos que apontam que setores do partido poderiam apoiar a reeleição do prefeito Roberto Cláudio, sobretudo o grupo ligado ao governador Camilo Santana e ao deputado federal José Guimarães.
camilo santanaPX
Segundo fonte ouvida pelo jornal O Estado, o grupo de Guimarães defende candidatura própria, mas deseja conversar com o governador Camilo Santana, para tratar do assunto.
O consenso entre as correntes petistas começou a ser anunciado no final do ano passado, após plenárias do partido nos bairros da capital cearense. A informação foi anunciada pela deputada federal Luizianne Lins (PT). Na ocasião, Lins afirmou que o grupo de Guimarães evita se manifestar publicamente sobre a tese em função da proximidade do governador Camilo Santana com o prefeito Roberto Cláudio.
O Governador, até então, tem evitado o tema. O chefe do executivo estadual sempre é visto, em eventos públicos, ao lado do Prefeito e de integrantes de seu grupo político, ligado aos Ferreira Gomes. Camilo, no entanto, nunca declarou publicamente apoio a Roberto Cláudio. Questionado sobre o pleito municipal, declara apenas que só falará sobre as eleições no momento oportuno.
Apoio
Roberto Cláudio foi um dos principais apoiadores da eleição de Camilo Santana e integra o grupo liderado pelos irmãos Ciro e Cid Gomes que cobram o apoio de Camilo ao Prefeito. Fontes do PT dizem que o Roberto Cláudio quer o apoio do Governador, hoje bem avaliado em pesquisas, mas não tem interesse numa aliança com o PT. Camilo Santana não tem a maioria no diretório municipal do partido, em Fortaleza. Por outro lado, há uma resolução da direção nacional do PT de que as candidaturas nas capitais deverão ser homologadas pela direção nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário