Na irmandade maçônica


DEPOIS DE MAIS DE 50 ANOS MAÇONARIA ENTREGA TÍTULO DE MEMBRO HONORÁRIO 
As lojas maçônicas Vigilância e Justiça 2132 e Luis Crescêncio Pereira 3445, por seus Veneráveis Leonardo Monteiro e Carlos Brito, respectivamente, realizam nesta quarta, dia 24 de fevereiro, às 19h30min, no Templo da Loja Igualdade 405, no Centro, Sessão Magna Pública de Outorga de Título de Membro Honorário ao Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, César Marques de Carvalho. Segundo os registros conhecidos pela maçonaria, este fato não ocorre há mais de 50 anos. A solenidade será presidida pelo Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil, Eminente Roberto Araújo.
A palavra maçonaria tem origem francesa, e significa “construção”. O termo maçom, portanto, é a versão em português do francês. É uma instituição que se denomina como sendo filosófica, filantrópica, educativa e progressista. Um de seus princípios é educar quanto à espiritualidade do homem, partindo de valores como imortalidade e crença em Deus como o Grande Arquiteto do Universo.
Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinas, ateliers ou lojas, todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si. Existem, no mundo, aproximadamente 6 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes. Destes 3,2 milhões nos Estados Unidos, 1,2 milhões no Reino Unido e 1,0 no resto do mundo. No Brasil existem aproximadamente 150 mil maçons e 4.700 lojas.
Para ser membro da maçonaria não basta a auto proclamação. É preciso um convite formal e é obrigatório que o indivíduo seja iniciado por outros maçons. Somente homens com 21 anos ou mais podem ser convidados a participar. Há iniciações para crianças e adolescentes. As filhas e esposas dos maçons também podem participar, nas ordens “filhas de Jó” e “estrelas do oriente”. Para se manter na ordem dos maçons, é necessário cumprir uma série de juramentos e obrigações, sejam elas esotéricas ou simbólicas. O maçom também deve estar integrado em uma loja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário