Coluna do blog



Um texto do Coronel Gondim
O “saudoso” Tenente Gondim, do COE, manda dizer sobre segurança pública pelo face: “ Acabaram o caráter Preventivo da PM. As viaturas atendem ocorrência após o fato consumado. O espírito da velha RP humilde que dava geral interrogava, na leve, suspeitos. Espremia-se nos becos da favela o Policial semi analfabeto mas cheio de vontade e talento funcionava. Uma merreca de fumo na mão de um viciado, derrubava uma Boca e prendia o traficante, com limpeza para o explorado viciado. Sem Maria da Penha o valente entrava do pau para aprender a não mais bater na mulher. Xodó na Delegacia não testemunha e nega que tenha apanhado. Era legal o espírito educativo do PM. Menino danado quem apanhava era o pai por não saber educar o filho. E assim vivia-se numa mais leve.” Esse Gondim de hoje, pacato e quieto, ainda é o guardador de muita informação. Não se entende como um policial com tamanha formação, com um excelente cabedal de liderança no seu, dele, meio, não está à frente de organismos policiais que seriam enriquecidos com seu concurso. Não é personalizar, mas usar bem os recursos que a Polícia do Ceará tem. Quando fazia segurança pública com as unhas, vi o Tenente Gondim à frente de jovens que aprendiam desde o manuseio de câmeras de filmar como de saltar , (ou seria pular?) de paraquedas, dando uma formação dinâmica a seus comandados. Não acredito que isso tenha acabado. Que essa chama tenha apagado.

A frase: “E imaginar que Jesus Cristo morreu na cruz pra salvar essa mundiça...” Eu, pensando alto.


Cuidem do que falam (Nota da foto)
Conheci "zonas" muito sérias e organizadas. A Zona, o Cabaré da Dozinha, lá em Sobral, na Sobral do meu tempo, era uma corralinda! Cerveja gelada, Cauby na vitrola cantando Conceição, a Nanara linda, apetitosa e generosa com os lisos, salão brilhando de cimento queimado encerado com Cachopa, copos sem cheirar a ovo, tira gosto de filet e posta de cavala frita na banha de porco e dançarinos que faziam inveja, como quando o Louro do Otelino ia ao salão de danças. E teve outras, menos frequentadas porque distante, como a Gaguinha,em Fortaleza, a Glorinha no Crato, a Luz Vermelha em Crateús...por aí. Respeitosamente, quando falarem em Zona, deixem de fora a lindeza daqueles lupanares para não ter que compara-los com os de hoje, em tantos degraus aparentemente clined end desinfect da vida nacional.

O pandemônio
Vai ser uma verdadeira loucura, pelos próximos 30 dias, juntar os cacos dos partidos que se fragilizaram com a janela de troca-troca da política e marcar na lousa quem foi pra onde e por que.

No fundo no fundo...
Na Câmara Municipal de Fortaleza, ficou  bem o PDT com a chegada de 18 vereadores levados por Salmito Filho e na Assembleia ficou bem na fita o PP, aliado do Governo. Não se sabe se vai aguentar o discurso raivoso de Fernando Hugo.Ou enquadra-lo.

Coisa de honorabilidade
Outro dia, em Roma, nevando muito, deixamos o restaurante próximo ao Palácio do Quirinalli, depois do jantar na agradável companhia do jornalista Newton Pedrosa. O rouge liberando adrenalina.

Apressados
Na corrida pro carro que nos levaria à estalagem, esqueci numa dessas colunas de madeira de se por capas e outros apetrechos, um cachecol amarelo que me fora presenteado por Paulo Coelho.

A falta
Só demos pela falta do “semovente” na recepção do hotel. Chateado, mas tranquilo, aí pelo meio dia, voltei ao restaurante. Estava lá o bendito cachecol,no mesmo cantinho que deixara. Até Roma anda honesta.

Nem nos dias santos
Do ódio de Fernando Hugo:Comentam os que vivenciam a política que eu sou o mais ferrenho e vitalício adversário do petismo no Ceará e no Brasil como um todo.  Nunca, jamais, em tempo algum votei em Lula ou com Lula e sua gangue.

E julga...
Não posso ser injusto e/ou  irracional de não reconhecer quadros  de boa cepa cidadã no Partido dos Trabalhadores, afinal de contas existem santos no inferno, bem como capetas no céu...

Cadê os documentos?
Há quem diga que os documentos sigilosos guardados pela 2ª.Sessão da PM do Ceará foram queimados quando da posse de antigos dirigentes do Estado. Quem deu a ordem e motivos quais foram feitas as incinerações? Isso vem à tona já já.

Aliás...
Não sei se o Guardião da Secretaria da Fazenda do Ceará continua ativo, mas os demais devem andar à loucura gravando todo mundo, grampeando todo mundo. Aprenda com Tancredo Neves: Telefone é pra marcar encontro em lugar onde não se vai.



Nenhum comentário:

Postar um comentário