UFC no futebol


UFC integra projeto de telecomunicações formado por Brasil e Europa

Um laboratório ideal para realizar pesquisas em novas aplicações de telecomunicação, tais como transmissão de vídeo HD, atuação na melhoria da qualidade de experiência dos usuários, veículos autônomos, cidades inteligentes e a chamada "Internet das coisas".

É com essa proposta que foi lançado, em 24 de março último, em Aveiro (Portugal), o Projeto FUTEBOL – Federated Union of Telecommunications Research Facilities for an EU-Brazil Open Laboratory (União Federativa de Infraestruturas de Pesquisa em Telecomunicações para um Laboratório Aberto União Europeia-Brasil).

O projeto terá duração de três anos e contará, entre seus integrantes, com o Grupo de Pesquisa em Telecomunicações sem Fio (GTEL), vinculado ao Departamento de Teleinformática, do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará.  

O FUTEBOL consiste na criação de um laboratório aberto de experimentação em telecomunicações, com financiamento da Rede de Ensino e Pesquisa (RNP), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e da Comunidade Europeia.

Com escala mundial, o laboratório será composto por ilhas de equipamentos de pesquisa, localizadas em universidades federais do Brasil e instituições da Europa.

“Assim, a partir de qualquer ponto do globo terrestre, o pesquisador poderá criar uma conta no website do projeto FUTEBOL, e reservar computadores e vários outros dispositivos remotamente para montar seu experimento. Será possível, por exemplo, reservar computadores em Minas Gerais, que irão se conectar a uma rede de sensores no Espírito Santo, e enviar as medições para telefones celulares na Finlândia”, explica o coordenador do GTEL, Prof. Rodrigo Cavalcanti.

INTEGRANTES – O projeto FUTEBOL é composto por várias universidades e empresas nacionais e internacionais. Além de professores da UFC, a equipe conta com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), bem como cientistas da Irlanda, Inglaterra, Portugal e Finlândia, além de empresas brasileiras e da Europa.

“A criação do laboratório FUTEBOL é um passo importante para aumentar e fomentar a contribuição brasileira no cenário mundial das telecomunicações”, defende o Prof. Rodrigo Cavalcanti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário