Coluna do blog



União Europeia visita Bom Jardim
 Nos dias 20, 21 e 22 de abril, Maria Cristina Araujo von Holstein-Rathlou, gestora operacional do Setor de Cooperação da Delegação da União Europeia no Brasil, visita o Bom Jardim para conhecer ação de prevenção às drogas, co-financiada pela UE na Região Metropolitana de Fortaleza. Trata-se do projeto Sim à Vida, desenvolvido pelo Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), em parceria com CBM (Christoffel-Blindenmission) da Alemanha, que também co-financia a ação. O projeto Sim à Vida: Prevenção às Drogas e melhoria do acesso aos Serviços Sociais de Saúde, atende diretamente 450 crianças e 1350 familiares em localidades de Fortaleza e Maracanaú. As crianças têm sua autoestima fortalecida e os familiares desenvolvem conhecimentos de autogestão familiar, comunitária e profissional. Parte do atendimento às crianças é realizado em escolas, através de parceiras com o MSMC. Familiares que têm a saúde mental fragilizada são encaminhados aos Centros de Atenção Psicossocial e às terapias complementares oferecidas pelo MSMC. Aqueles que necessitam de medidas protetivas são encaminhados aos Centros de Referência de Assistência Social de Fortaleza e Maracanaú. Uma psicóloga e uma assistente social são dedicadas ao acolhimento dos beneficiários do Sim à Vida, além de arte-educadores e outros profissionais. O Sim à Vida já vinha sendo desenvolvido desde 1999 pelo MSMC, sendo também um projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará. Os recursos da União Europeia e CBM asseguram o funcionamento da ação até 2018. Utilizando a Abordagem Sistêmica Comunitária, a tecnologia socioterapêutica desenvolvida pelo MSMC trabalha a múltipla dimensão biopsicossocioespiritual do ser humano. O projeto visa prevenir crianças e adolescentes contra o uso de drogas em quatro áreas vulneráveis: Bom Jardim, Marrocos, Siqueira (Fortaleza) e Horto (Maracanaú). A ação também realiza a formação profissional em modelagem, customização, corte e costura, para 90 mães e outros familiares das crianças atendidas.  Ainda, são identificados e encaminhados para serviços de Saúde, pessoas com dependência química.



Piração geral (Nota da foto)
Se uma pessoa for deixar alguém até as plataformas de embarque da Rodoviária de Fortaleza, o acompanhante paga taxa de R$ 5,00. Home, vão darem!

Sujeira
Desmilinguido; é assim que está o velho e querido Cedro. Acabaram até com o Museu Ferroviário que havia lá. João Viana já botou o barco n’água.

Ê povim
Cada vez pior a catinga em bairros de Juazeiro do Norte com os esgotos a céu aberto correndo na cidade, fomentando doenças e desconforto.

Falar no Cariri...
Onde está preso o ex-Prefeito João Eufrásio, de Várzea Alegre, carregado pela Federal para um tempo de recolhimento e orações solitárias?

É o mundo todo
Sabe aquele deputado que teve um orgasmo cívico ao ser o eleitor 342 no SIM pelo impiximan da Dilma? Bruno Araujo, do PSDB. Ta no boi da Odebrecht.

Esquecidas e injustiçadas
Ninguem disse: Pelo meu estado, pela minha cidade, pelos meus amigos, pela minha rapariga...eu voto SIM!

Frase nova de Adail
Internautas, no Ceará, ouviram de Adail Carneiro, 3 partidos em 4 meses: “...vamos superar esse impasse político e resgatar a credibilidade do nosso Governo”.

Questionamentos
A turma do celular, bulindo nas tais redes sociais,como um tal de Daniel Lima coloca: “Além de uma crise moral,o nobre deputado parece sofrer de uma crise de identidade”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário