É cana bruta

GAECO deflagra Operação Vera Pax e decreta prisão de 10 pessoas

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), deflagrou na manhã de hoje (20) com o apoio da Polícia Civil a Operação Vera Pax, que investiga a união de facções criminosas no bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza. Nessa fase da operação foram expedidos pelo juízo da 18a Vara Criminal de Fortaleza dez mandados de prisão preventiva e seis pessoas já foram presas.

A organização criminosa investigada atuava dentro e fora dos presídios cearenses na prática dos crimes de tráfico de drogas, roubo de veículos e homicídios para a consolidação de território em diversas comunidades abrangidas pelo bairro Vicente Pinzón. Durante a operação, Felipe Pereira Silva, Daniel Júnior dos Santos da Silva, Algirlânia dos Santos Nogueira, Wanderson de Abreu Rocha, Inácia Gabrielle Martins Soares, Carmélia dos Santos Silva, Carlos dos Santos Silva, Tiago André da Lima Costa, Wellington Menezes e Charliene Silva dos Santos tiveram a prisão preventiva decretada. Até o momento seis pessoas já foram presas e as buscas continuam para que todos os mandados sejam cumpridos.

De acordo com os promotores de Justiça do GAECO Felipe Diogo, Manoel Epaminondas e Eloilson Landim, a investigação demonstrou que o grupo se valia de uma falsa pregação de paz nas comunidades, inclusive com a organização de 'marchas pela paz', sendo que o único intuito era de fato consolidar os negócios ilícitos de venda de drogas e roubos qualificados na região. O nome da operação é em alusão à verdadeira paz para as comunidades, que será obtida através da prisão dos investigados.

A investigação, conduzida pelo GAECO em parceria com a Delegacia do 9º Distrito Policial, foi realizada no primeiro bairro de Fortaleza a abrigar a Unidade Integrada de Segurança (Uniseg). A unidade é uma das diversas ações previstas no Pacto por um Ceará Pacífico, do Governo do Estado. O Pacto abrange programas, projetos e ações voltadas para a prevenção da violência e a redução da criminalidade e tem o objetivo de construir uma cultura de paz em todo o território cearense. Para isso, opera a partir de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e segurança pública.
--

Nenhum comentário:

Postar um comentário