Coluna do blog




As celebrações da Igreja católica
Por acaso você sabe o que está sendo comemorado hoje? Corpus Christi. A data é móvel e é celebrada sempre na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que por sua vez, acontece após o domingo de Pentecostes, ou seja, 60 dias após a Páscoa.
Corpus Christi é um feriado nacional no qual a igreja católica festeja o corpo de Cristo representado na Eucaristia. A data pode ser calculada como sendo a primeira quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade ou então 60 dias após o domingo de páscoa. A celebração é composta de uma missa, de procissões e adoração do Santíssimo Sacramento. A comemoração do Corpus Christi acontece sempre em uma quinta-feira, em referência à Quinta-Feira Santa, quando aconteceu a última ceia de Jesus com seus apóstolos. Nesta passagem, Cristo entrega simbolicamente sua vida a Deus e à humanidade. Jesus manda celebrar sua existência comendo o pão e bebendo o vinho (a eucaristia), que se transformariam sem seu Corpo e Sangue. O apóstolo João (Jo 6, 55-59) descreve a cena da seguinte forma:  “O que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia”. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.” A celebração da Eucaristia é, assim, a forma de reconhecer que Jesus continua vivo em meio à comunidade cristã.  Mesmo sendo celebrado em cada missa, a igreja católica criou uma data para que o Corpo de Cristo pudesse ser especialmente lembrado. A justificativa remonta ao século XIII, em Liège, na Bélgica. No ano de 1243, uma freira chamada Juliana teria tido visões nas quais Cristo revelava seu desejo de ver a Eucaristia ser festejada e reconhecida separadamente. Alguns anos mais tarde, em 1264, o papa Urbano IV consagrou a festa para toda a Igreja.  Nesta data, os fieis reproduzem a tradição de fazer procissões pelas ruas, caminhando sobre um colorido tapete confeccionado a partir de materiais diversos: flores, serragem, farinha, folhas, areia. Esse costume chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus rumo à Terra Prometida. Já a Hóstia levada num ostensório foi instituída em 1274.

A frase: “O PMDB apoiou -o governo Dilma-, mas o PMDB não governou o Brasil. Quem governava o Brasil era o PT. O Governo da Dilma quebrou o País”. Eunício Oliveira, ex-aliado de primeira água.


E é? (Nota da foto)
Essa conversa de Jucá com Sérgio Machado é de uma podridão sem limites. Houve um corre-corre pra dizer que não há nada que os prejudique, nem nada que ofereça novidades à Lava Jato. Pelo sim, pelo não, quem estiver por perto dessas conversas que ponha as barbas de molho.

Do contra
A deputada Dra. Silvana (PMDB) externou seu posicionamento contrário à continuidade do Ministério da Cultura, explicando de forma detalhada o que significa a Lei Rouanet, principal mecanismo de financiamento e incentivo à cultura no Brasil.

Como ficou
A deputada Dra.Silvana esteve com um pé fora do PMDB, mas levada às pressas a Brasilia, voltou jurando amor eterno à sigla. A deputada, com seu gesto será de grande valia para turbinar votos ao marido, candidato não eleito a deputado federal.

Influência ou dindim
Deputados da Assembleia Legislativa acreditam que as eleições deste ano influenciarão no pleito de 2018, uma vez que os líderes estaduais terão participação decisiva durante as disputas municipais.

“Discondordam”
Enquanto alguns parlamentares discordam desta antecipação do calendário eleitoral, outros dizem ser inevitável vislumbrar efeitos que um período eleitoral tem em outro.   “Toda eleição bate esteira com a seguinte.

Opinião de Mesquita
“Se o Governo constituído, hoje, consegue que o prefeito Roberto Cláudio tenha reeleição assegurada, que seus aliados nas grandes cidades tenham reeleições, já se forma um exército que o fará mais forte que os adversários”, disse o deputado Roberto Mesquita (PV).

Heitor é Wagner?
Heitor Férrer, pré-candidato à eleição pelo PSB, afirmou que as lideranças maiores do Estado têm visto Wagner Sousa como o melhor nome para a disputa neste ano, visto que pode ser um apoio para eles em 2018.  

E mais...
“O PMDB visualiza ele como um ótimo nome, apesar do bom quadro, que é o deputado federal Vitor Valim”. E diz: Há a possibilidade de Tasso concorrer ao Governo do Estado, bem como Eunício Oliveira, mesmo este estando no fim do seu mandato de senador.

E se voltar?
Os principais líderes do PSDB e partidos considerados da base e de oposição começaram a negociar a sucessão do presidente da Câmara. Eles concluíram que o afastamento de Eduardo Cunha é definitivo. O Julgamento da ação penal contra ele deve cair na vala comum e ficar tramitando dentro do Supremo Tribunal Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário