Quixadá recebe Comitê da Assembleia

Comitê pela Prevenção de Homicídios na Adolescência realiza audiência em Quixadá

Amanhã, dia 31 de maio, o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência realiza a décima audiência pública, dessa vez em Quixadá. O objetivo é ouvir a comunidade local sobre o que leva adolescentes a se envolverem em situações de violência letal precocemente, como autores e vítimas de homicídios. A população de Quixadá e região poderá dar sua opinião, além de apresentar proposições para enfrentar o problema a partir da realidade local. A audiência será a partir das 18 horas, na Escola Estadual de Educação Profissional Maria Cavalcante Costa (Av. Jesus Maria e José, 2990 - Jardim dos Monólitos - Quixadá).

Em 2015, 14 crianças e adolescentes com idades entre 10 e 19 anos foram assassinados em Quixadá, o que resulta em uma taxa de 38,38 mortes para cada grupo de 100 mil na mesma idade. Para a Organização Mundial da Saúde, uma taxa acima de 10 homicídios para cada 100 mil já é considerada epidemia. 

O Comitê já realizou audiências em outras nove localidades - na capital e interior - e alguns temas são recorrentes em todas elas: a importância de espaços de lazer, cultura e esporte, dentro das comunidades; escolas abertas ao diálogo e com professores preparados para mediar conflitos; a necessidade de políticas públicas formuladas junto com o público a ser assistido (adolescentes e comunidades); construção de uma nova relação entre os agentes de segurança pública e as comunidades das periferias, dentre outras que constarão do relatório final do Comitê.

Além do resultado das audiências, o relatório final trará considerações oriundas dos seminários temáticos, das rodas de conversa com profissionais que atuam na rede de proteção e a análise da pesquisa de campo que está sendo finalizada (feita com as famílias de adolescentes assassinados e com adolescentes que cometeram homicídios e que cumprem medida socioeducativa). O relatório será entregue a gestores, sociedade civil organizada e a todas as instâncias responsáveis. 

Sobre o Comitê: Trata-se de uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Ceará, em parceria com o Governo do Estado do Ceará e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) criada com o objetivo de compreender o fenômeno da violência entre os jovens – com foco na faixa etária de 10 a 19 anos – para elaborar propostas de políticas públicas que apontem para a prevenção e a redução de homicídios cometidos por adolescentes e contra adolescentes no Ceará. O Comitê tem como presidente o deputado estadual Ivo Gomes (PDT) e, como relator, o deputado Renato Roseno (PSOL).

Serviço – Audiência Pública/ Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência
Data: 31 de maio 
Local: Escola Estadual de Educação Profissional Maria Cavalcante Costa (Av. Jesus Maria e José, 2990 - Jardim dos Monólitos - Quixadá).
Foto: AL-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário