A Lagoa da Indaiá

O curta de animação “A Lagoa” será uma das atrações da cerimônia de encerramento do Cine Ceará 2016. O filme foi resultado de um projeto transformador, fruto da parceria da Indaiá e Cine Ceará. Em 2015, filhos de funcionários e crianças da comunidade de Horizonte tiveram a oportunidade de participar de uma oficina de animação, onde aprenderam técnicas sobre a realização do trabalho e criaram um roteiro coletivo.

No passo seguinte da oficina, as crianças foram separadas em 3 grupos: animação, traço e colorização. Todo material desenvolvido foi levado para a Casa Amarela Eusélio Oliveira da Universidade Federal do Ceará para uma revisão dos desenhos e filmagem quadro a quadro de cada um dos cerca de 1000 desenhos. No computador, os desenhos tiveram correção das cores e passaram por uma composição para criar o movimento. Na parte final, as cenas foram editadas, sonorizadas, renderizadas e foi criado um DVD com menu interativo contendo o filme e um vídeo de fotos com os alunos.

“A Lagoa” é um filme de animação tradicional 2D retrata a história de três moradores de uma vila. Dois deles não se preocupam em sujar uma lagoa. Só um percebe o mal que estão causando poluindo a água. Um dia, o lixo volta para suas casas e eles mudam de atitude. A história foi criada a partir da vivência que as crianças tiveram durante visitas feitas à nova fábrica da Indaiá, em Horizonte, e palestras sobre a importância da água na vida das pessoas.

A preservação do Meio Ambiente, especialmente, das nascentes e fontes de água mineral é preocupação constante da Indaiá, que é a maior envasadora de água mineral do Brasil. Tanto, que a nova fábrica da marca, em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, está instalada numa reserva ambiental com mais de 60 hectares. As quatro fontes são totalmente preservadas e a captação da água é totalmente automatizada, sem contato humano, de acordo as mais rigorosas normas de qualidade preconizadas pela certificação internacional ISO 9001.

Cine Ceará 

A 26ª Edição do Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema – foi aberto no último dia 16 de junho no Cineteatro São Luiz, no centro de Fortaleza e será encerrado nesta quarta-feira, 22. O novo cinema mexicano é o tema central em discussão no Festival, entre outros assuntos que abordados durante os seminários, oficinas e mesas-redondas. Como tradicionalmente acontece, o público tem acesso livre às Mostras Competitivas e Mostras Especiais.

A Organização do Cine Ceará acredita que o maior legado do Festival é mostrar o Estado do Ceará com suas melhores imagens: a de realizador, incentivador e propulsor cultural. Acompanhando a evolução do cinema e a revolução digital, o Cine Ceará se consagra ultrapassando fronteiras e trazendo projeção internacional às obras de grandes talentos. Com a exibição de mostras variadas durante oito dias, o Festival reafirma ano o compromisso de permanecer estimulando a produção da boa cinematografia.
                Patrimônio Cultural
Nos últimos anos, o cinema ibero-americano passou por uma transformação em termos de qualidade e valor de mercado. Da produção quase artesanal – marginal na maioria dos festivais e mercados internacionais – as cinematografias do continente passaram a exportar até alguns dos seus mais bem-sucedidos diretores, hoje disputados por produtoras e estúdios americanos e europeus. Com a proliferação das escolas de cinema na América Latina, a qualidade técnica do cinema ibero-americano está agora num patamar à altura dos melhores da Europa.
Embora com orçamentos mais exaustivos, o talento latino tem transcendido suas fronteiras. Para os cineastas ibero-americanos, cientes de que seus filmes enfrentam dificuldades para serem exibidos até em seus próprios países, os festivais internacionais têm sido sempre uma janela para o mundo.
Como o cinema ibero-americano, o Cine Ceará também nasceu periférico e foi se legitimando gradativamente como manifestação de um olhar diferente. O Cine Ceará, em sua 26ª edição, dá continuidade aos belos frutos gerados em suas edições ibero-americanas, reforçando o calendário internacional de festivais a partir de sua especificidade como brasileiro e ibero-americano.
O Cinema Mexicano
A cada ano, o Cine Ceará realiza uma grande homenagem a alguma das grandes cinematografias ibero-americanas. Neste ano, a Mostra Novo Cinema Mexicano apresentará ao público o trabalho de diretores de renome internacional como Arturo Ripstein, Luís Buñuel, Carlos Reygadas e Amat Escalante. Trata-se de uma oportunidade única para Fortaleza, que durante duas semanas terá, de forma gratuita, a chance de desfrutar grandes obras cinematográficas da história do cinema mexicano, cinema este que está ganhando enorme notoriedade atualmente. Com obras premiadas em grandes festivais e de jovens diretores que permanecem completamente desconhecidas pelo público brasileiro, a Mostra inédita na capital cearense aproximará o público brasileiro de uma cinematografia em expansão.
O México é considerado um país “hermano” (irmão) do Brasil, pelo seu tamanho e representatividade no continente americano.

Informações sobre o 26º Cine Ceará
Associação Cultural Cine Ceará
Edifício Alvorada - Rua Perboyre e Silva, 111, Centro - Salas 1109/1110
Fortaleza, CE - Brasil. Cep.: 60.030-920
+55 (85) 3062-8648 e +55 (85) 3055-3465
contatos@cineceara.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário