RC16 tá que tá

Novo Centro: Praça dos Leões é requalificada

O prefeito Roberto Cláudio inaugurou, nesta terça-feira (28/06), a requalificação de um dos equipamentos públicos mais tradicionais de Fortaleza, a Praça General Tibúrcio, conhecida como Praça dos Leões, no Centro da Cidade. O local recebeu importantes intervenções em toda a sua estrutura, como limpeza dos monumentos, restauro do mobiliário urbano e a pintura do coreto e dos muros, melhorias na iluminação e no projeto paisagístico e recomposição das lixeiras.
O Prefeito explicou que a reforma na Praça dos Leões celebra as praças públicas como locais de ocupação e a valorização da história da cidade. “Essas praças celebram o melhor momento da cidade, que é a integração e conexão de pessoas de forma solidária em espaços públicos, que acabam indiretamente trazendo mais paz. Uma praça revitalizada, recuperada, iluminada, com novos equipamentos e é ocupada com uma programação cultural e pela comunidade ela acaba produzindo harmonia para o entorno”, disse. “A história é feita de referências e esse quadrilátero tem algumas das referências mais importantes da cidade. Aqui funcionou o Governo do Estado na Assembleia Legislativa, essa Praça foi o local ponto de muitos fatos marcantes da cidade. Ela é um patrimônio e deve ser preservada. Por isso, recuperamos o projeto original do equipamento para que a comunidade conheça como era a praça dos Leões e para que a gente estimule a preservá-la como ela é”.
Conforme o Prefeito, também houve um reforço na segurança do equipamento, que agora conta com uma guarita com segurança de dois guardas municipais 24 horas por dia e proteção ao patrimônio histórico com tinta anti-spray nos muros e fachadas para prevenir a pichação. “Vamos manter a guarda municipal aqui 24 horas por dia, de domingo a domingo, para prevenir a violência e o vandalismo na praça. A tinta que está colocada nos muros foi mais cara, mas basta passar álcool e um pano para retirar o spray desses locais”.
Conforme o secretário do Centro, Ricardo Sales, o local mereceu atenção do poder público desde o início da gestão. “Estou muito satisfeito de estarmos entregando essa Praça hoje, um dos locais historicamente mais importantes da cidade, cercada de alguns dos principais patrimônios de Fortaleza. Nós, da Regional, vamos empreender todos os esforços necessários para que o equipamento seja mantido como está hoje”.
A Praça dos Leões concentra espaços e obras importantes para a cidade, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a Academia Cearense de Letras, o Museu do Ceará e a estátua em homenagem à escritora cearense Rachel de Queiroz.
Para o Presidente da Academia Cearense de Letras (ACL), José Augusto Bezerra, é um sonho realizado ver a Praça reformada, o que explicita a visão da gestão sobre a preservação dos bens culturais. “As praças são os verdadeiros símbolos da democracia. Essa é uma praça que é a semente da cidade, onde nasceram os primeiros prédios importantes da cidade, a primeira estátua do Ceará, do General Tibúrcio, o Museu. É uma história extraordinária que esteve esquecida durante anos. Há 20 anos nós estamos tentando ver chegar esse dia em que vemos a praça recuperada, com segurança 24 horas por dia”.
Rita de Cássia, 43, costuma visitar o Centro da cidade e ficou satisfeita com a intervenção. “Eu estou muito feliz com a Prefeitura por estar inaugurando não só a reforma dessa praça, mas por estar mudando a cidade. Nós estamos muito satisfeitos, o local está belíssimo, com uma nova vida. Precisamos cuidar do patrimônio público que é nosso”.
A contadora Delni Campelo, 67, destacou que a população deve se engajar para ocupar e preservar o espaço. “Gostei bastante. Antes eu achava muito perigoso para caminhar, eu ando por aqui há mais de 30 anos. Agora vai ficar melhor. A reforma ficou muito bonita, espero que as pessoas tenham consciência e conservem a praça”, disse.
A Prefeitura de Fortaleza está reformando mais três praças do Centro. As obras estão acontecendo também na Praça do Ferreira, Praça Clóvis Beviláqua (conhecida como Praça da Bandeira, em frente à Faculdade de Direito da UFC) e na Praça Capistrano de Abreu (Lagoinha). Todas serão reinauguradas até o mês de julho. A Praça José de Alencar está fora desse pacote, em uma licitação separada para um grande projeto de requalificação que deve iniciar entre outubro e novembro.
Essas reformas fazem parte do projeto de recuperar mais de 250 praças até o final do ano em toda a cidade e têm como objetivo intensificar a qualificação do espaço público, priorizando aspectos como mobilidade urbana, acessibilidade e restauro, de forma a potencializar o uso do logradouro, maior interação social e segurança.
Com PMF

Nenhum comentário:

Postar um comentário