RC vai ao CIC

Roberto Cláudio faz balanço da gestão e destaca novas propostas durante debate no CIC
O prefeito Roberto Cláudio, candidato à reeleição pela coligação “Fortaleza só tem a ganhar”, participou de um evento promovido pelo Centro Industrial do Ceará (CIC), na noite desta quarta-feira (21/09). O evento ocorreu na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e faz parte de uma série de debates realizados pelo CIC com a temática "A indústria e o município de Fortaleza".

Roberto Cláudio iniciou sua participação fazendo um balanço do que foi feito na cidade. "Quando assumi a gestão, encontrei muitas dificuldades, mas dois fatores são essenciais para mudar a cidade: o planejamento do futuro - o que fizemos através do maior plano já realizado em Fortaleza - e a continuidade das ações", disse o Prefeito, destacando o Fortaleza 2040, plano de desenvolvimento da cidade para as próximas gerações.

O Prefeito afirmou que Fortaleza recebeu nesta gestão o maior investimento público da história da cidade. "Cortamos o que não é necessário, reduzimos custeios de diversas pastas e conseguimos ter o maior investimento da história sem aumentar impostos e, em algumas áreas, reduzindo determinadas alíquotas", comentou.

A mobilidade foi outro ponto debatido. Roberto Cláudio destacou que o transporte público é prioridade da gestão, por isso implantou o Bilhete Único, ar-condicionado e wi-fi nos ônibus, faixa exclusiva para transporte público, bicicletas compartilhadas, reformas nos terminais, binários e plano cicloviário. "É a mobilidade como razão de organização de uma cidade, para que as pessoas possam depender menos dos veículos particulares e escolham utilizar o transporte público", disse.

Na área de educação, Fortaleza era a última colocada no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE-Alfa e SPAECE). O número de escolas que estão no nível mais alto passou de 20, em 2012, para 146, em 2015. "Agora, as crianças estão aprendendo a ler e a escrever na idade certa. Implantamos escolas de tempo integral, que fazem o jovem perceber que ele tem um futuro pela frente. E é isso o que me faz acreditar na juventude", destacou. Além disso, o Prefeito fez concurso público para 1.070 professores, duplicou o número de matrículas de creches e mais 22 estão em obras.

Roberto Cláudio comentou ainda que serão entregues 250 praças revitalizadas e 20 Areninhas até o fim do ano. "Essa é uma forma de a cidade ter uma qualidade de vida, segurança, convivência comunitária e lazer", comentou.

Já na saúde, Roberto Cláudio finalizou o debate informando que esta é a área em que a gestão mais investe. "Tínhamos 30% de cobertura do Programa Saúde da Família e, hoje, 65% da população tem acesso. Para conseguir esse número, contratamos mais médicos, reformamos e construímos postos de saúde, abrimos cinco UPAs e uma policlínica, aumentamos mais 250 leitos de hospitais e iniciamos a construção do IJF II", disse.

O presidente do CIC, Aluísio Ramalho Filho, reconhece o que foi feito pela atual administração. "Parabenizo Roberto Cláudio pela gestão. Não só pelas obras que estão bem vistas por todos, mas pela sua capacidade de receber e escutar, sempre pensando no desenvolvimento da nossa cidade", comentou.

Também estiveram presentes no debate Alexandre Pereira, Ricardo Cavalcante, Ferruccio Feitosa, entre outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário