Deu no jornal O Estado

RC e Wagner trocam acusações em debate

 
Os candidatos que disputam o segundo turno da eleição para a Prefeitura de Fortaleza participaram, ontem, do primeiro de uma série de debates que serão realizados na reta final da campanha. No confronto direto, nos estúdios na TV O Povo, o atual prefeito, Roberto Cláudio (PDT), e o deputado estadual Capitão Wagner (PR) responderam a perguntas elaboradas pela produção do programa e de tema livre entre os dois nas áreas de saúde, educação, mobilidade urbana, administração pública, entre outros, citando temas como as filas para marcação de consulta, a construção de escolas de tempo integral e a implementação do passe livre para estudantes. Em vários momentos, os candidatos tentaram evidenciar a diferença entre o discurso e as ações.
O debate começou com uma pergunta elaborada por jornalistas da emissora sobre a crise nas finanças das prefeituras e nas propostas para driblar esses problemas. Capitão Wagner foi o primeiro a responder. “Estamos propondo o enxugamento da máquina”, disse ao criticar “inchamento da máquina municipal” afirmando que a quantidade de cargos comissionados passou, nos últimos anos, de 3.100 para 4.700.
Na sequência, o Prefeito afirmou que “há duas saídas para a Prefeitura num momento de crise: ajuste fiscal municipal, criatividade e projeto de inovação, além de ter capacidade de atrair investimentos externos” para o Município. Segundo ele, Fortaleza “tem uma das três melhores gestões fiscais do País”.
Na primeira pergunta de tema livre, Wagner questionou RC sobre saúde. Ele criticou o atual prefeito por “entregar a saúde” nas mãos de uma organização social, o ISGH. Roberto Cláudio rebateu afirmando que a organização criticada pelo adversário foi criada pelo então governador Tasso Jereissati, atual padrinho político de Wagner.
“Inverdades”
Durante o debate, o atual prefeito chamou a atenção para a “confusão com os números” que, segundo ele, seria promovida pela campanha de Wagner que “por má fé ou desinformação”, acaba gerando “desinformação para o eleitor”. Roberto Cláudio deu ênfase aos “oito” direitos de resposta garantidos pela Justiça Eleitoral ao atual gestor para esclarecer “inverdades da campanha adversária”.
Central
A polêmica sobre a Central de Medicamentos voltou à tona e também ganhou destaque. Capitão Wagner questionou RC sobre abastecimento de medicamentos. “O cidadão está buscando e não está encontrando nos postos de saúde”, indagou. O Prefeito reafirmou que a Capital tem uma central de medicamentos com 23 milhões de remédios por mês. “Não é criticando e simplificando o problema que vamos resolver. Nós aumentamos o PSF e estamos focados em resolver essa distribuição”, reforçou.
Próximos
RC e Wagner participam de mais três debates: amanhã, na TV Jangadeiro; na quinta-feira, na TV Cidade; e na sexta-feira, o debate será promovido pela TV Verdes Mares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário