Coluna do blog


Orós,Icó,Russas,Limoeiro (Chovendo bem)
No final da semana passada, como esta coluna anunciou ontem, por um acordo entre o verdadeiro dono da água, o DNOCS, a Coger, que tomou a si o gerenciamento das águas no Ceará e prefeitos da região do Vale do Jaguaribe, decidiram que Fortaleza não estaria mais precisando das águas saídas da válvula dispersora do DNOCS, no Açude Orós, o segundo maior do Ceará. E a válvula foi fechada deixando de abastecer o Rio Jaguaribe cabeça abaixo. Pois bem; até aí normal que se acumule a água, a sagrada água de que o Ceará tanto precisa pra sobreviver sob os mais diversos aspectos, do bicho homem  a qualquer outro bicho de Deus. O que preocupou ao repórter foi o ouvido, isto é, o sentimento do povo com relação a isso. Nos mais diversos segmentos das sociedades da região, a sensação era de alívio, mas um alívio zangado, tipo: Que Fortaleza que nada, a água é nossa e nós precisamos guarda-la. Os comentários foram e são assim. E isso dá um enorme desanimo da relação das pessoas, da generosidade cearense tão cantada em prosa e verso. Têm razão as pessoas que torciam pelo fechamento da válvula e o corte da água pra Fortaleza? Muito provavelmente sim. A água do Orós vai ser dividida e usada pelo sol no processo de evapo-transpiração que bebe as águas acumuladas feito o arco iris, como dizem as pessoas mais simples. Este relato é muito mais que a notícia de que o Jaguaribe vai ficar por um bom tempo sem águas acumuladas no Orós, é a constatação de que, certas, ou não, há no ar cearense um ranger de dentes, uma raiva que já não é mais surda e uma quase vingança: a água é nossa e é a nossa vez de guarda-la.

A frase: “Quem tem CUnha tem medo”. Da turma que ronda a Lava Jato.


Tem  cara de gato (Nota da foto)
Tem o Canal Norte da transposição do Velho Chico. É o que vem pro Ceará. Rodou,rodou e não teve continuidade. Faltando 10% pra ser concluído bate na porteira.
O Ministério da Integração,depois da desistência de empresas pra trabalhar esses 10%,inventou de mudar as bombas de alta potência e assim fazer nova licitação.Então tome mais um ano de espera. Sem líderes em Brasilia e sem prestígio no Governo central, vamos ter que segurar a barra até quando Deus quiser e a chuva deixar. O Governo da obra é do PMDB. O Governo do Ceará no PT. Será essa a pequenez?

Sabiaguaba invadida
A exemplo do que ocorreu na continuidade da Desembargador Moreira, em direção ao aeroporto, a avenida nova que passa na Sabiaguaba está sendo invadida.

Fiofó de bebo
Como diz o peão, esta cidade sem dono vive de ser invadida por gente especializada em invadir terrenos, demarca-los e venderem depois para edificações. Uma zona!!!

Bater de queixo
Em Santana do Acarau, perto de Sobral e a 200 quilômetros de Fortaleza, a terra tremeu. Balançou velhos prédios, mas não feriu ninguém. Geólogos cavucam o histórico.

Entregado a rapadura
Esta semana, penso que quinta feira,16, vamos conhecer quem vai assumir o Aeroporto Pinto Martins. A concessão do terminal implica na sua recuperação e atualização.

Entregando a rapadura II
No próximo dia 20, na Holanda, o governador Camilo Santana celebrará um convênio  oficializando parceria da Cearáportos com o Porto holandês de Rotterdam.

Falta competência?
A presença da autoridade do Porto de Rotterdam na gestão do Porto do Pecém diz que traz a sabedoria de um grupo especializado na gestão portuária. E é?


Por falar em Icó...
...Nosso Cesar Barreto, diretor do DER no Ceará, acaba de ser agraciado com o título de Cidadão Honorário do Município. Entrega da honraria ainda sem data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário