Lamento

Empresários lamentam morte de Wanda Palhano

A morte da presidente do jornal O Estado, Wanda Palhano, repercutiu entre o meio empresarial, sindical, do comércio, serviços e turismo cearense. Representantes de várias entidades mostraram-se surpresos e lamentaram o fato. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Beto Studart, foi um deles, destacando a capacidade que ela tinha para defender as suas linhas de pensamento, representando uma perda difícil de ser reparada. “O falecimento de Wanda Palhano representa uma grande perda para a sociedade cearense. Mulher desbravadora, tem na sua história a marca de quem sempre lutou por suas ideias e assim será perpetuada. A Fiec lamenta e se solidariza com familiares e pessoas de seu convívio próximo”, afirmou.
Quem também destacou a importância de Wanda Palhano para a comunicação e a sociedade cearense foi o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), Luiz Gastão Bittencourt. “Wanda Palhano pode ser considerada um símbolo da mulher batalhadora e determinada e que construiu durante a sua vida uma legião de amigos. Uma grande perda para todos nós que gozávamos do privilégio de conviver com ela, que sempre demonstrou força e esperança frente aos desafios da vida. Destaque para a conduta ética e social que implementou à frente do jornal O Estado, conduzindo-o com rigor mas com o compromisso com os seus colaboradores e com o leitor, deixando-nos dessa forma um legado inquestionável de caráter e valor”, disse.
Já o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL-Fortaleza), Severino Ramalho Neto, enfatizou a atuação ética com que a jornalista e advogada conduziu sua vida pública. “É com grande pesar que recebo a notícia do falecimento da presidente do jornal O Estado, a advogada e jornalista Wanda Palhano. Ela deixou um grande legado para a imprensa cearense e, porque não dizer nacional, pela atuação ética e determinada no fazer do ofício. Destaco ainda a importante contribuição para o mundo do Direito, em que foi pioneira ao assumir a Procuradoria-Geral do Dnocs e o Conselho da OAB-CE. Minha solidariedade aos familiares e amigos”.
Sua opinião foi acompanhada pelo presidente da Federação das CDLs do Estado do Ceará (FCDL-CE), empresário Freitas Cordeiro. “Surpreendido com o falecimento repentino de Wanda Palhano, registro com imenso pesar a perda do meio jornalístico, com a partida desta heroína que lutou como poucas para levar em frente o desafio de manter, em meio tão adverso, um jornal. À família enlutada, nosso pêsames, em nome do varejo cearense, a quem ela sempre dispensou uma especial e carinhosa atenção”.

Imobiliário
O engenheiro André Montenegro, que preside o Sindicato das Construtoras do Ceará (Sinduscon-CE), também se mostrou surpreso com a notícia do falecimento da presidente do jornal O Estado. “Pelo que a conheci, era uma visionária, uma mulher que estava além de seu tempo. Trata-se de uma grande perda para o Ceará, que deu uma importante contribuição para o Jornalismo e o Estado como um todo. Além disso, manter um veículo de comunicação impressa, num momento tão negativo pelo qual está passando toda a atividade econômica brasileira, não é fácil”, lembrou.
O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Ceará (Creci-CE), Apolo Scherer, disse que Wanda Palhano era uma mulher admirável, por sua postura e conduta no mundo dos negócios. “Sempre a considerei uma grande empreendedora, uma pessoa de destaque na sociedade cearense, que marcou época. Dona de uma personalidade muito bondosa e que sempre deveremos reverenciar o seu nome e, vale salientar, foi mais uma perda muito grande para a nossa sociedade”, lamentou Apolo.

Turismo e eventos
O empresário Eliseu Barros, que está à frente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (Abih-CE), disse que a presidente do Jornal O Estado sempre foi uma pessoa muito ativa e bastante querida pela sociedade cearense. “É uma perda lastimável, tanto para a imprensa e o Jornalismo cearense, quanto para a nossa sociedade como um todo. Perdemos uma mulher de grande destaque no cenário estadual, assim como ocorreu com a Dona Yolanda Queiroz, no ano passado. Ela tinha uma atividade em diversos segmentos, era muita querida por todos, inclusive chegava a se hospedar aqui, no Marina Park Hotel, para passar o Réveillon conosco. Espero que o legado deixado por ela tenha continuidade com seus filhos e netos, com bastante sucesso”, afirmou.
Para Circe Jane Teles da Ponte, que preside o Sindieventos-CE, a atuação vanguardista da presidente do jornal O Estado deixa um legado muito forte. “Para o Ceará, ter um ícone como Wanda Palhano, que além de significar a vanguarda de mulheres atuantes – tanto na área de comunicação, quanto jurídica –, é importante ter essa representatividade. Também devemos ressaltar que o Jornal O Estado e a família que o representa sempre teve um olhar muito atento ao turismo de eventos e negócios, nos quais atuamos fortemente, trazendo para nós uma segurança e uma empatia, uma visão das áreas de produtividade com olhar pleno, que eu imputo essa postura profissional da família Palhano e, sobretudo, a essa mulher tão atuante”.
Quem também lamentou o falecimento de Wanda Palhano foi o presidente do Sindihotéis-CE e vice-presidente da Abih Nacional, Manoel Cardoso Linhares. Ele se mostrou bastante consternado com a notícia, uma vez que sempre acompanhou o trabalho da família Palhano à frente do jornal O Estado. “A Doutora Wanda sempre foi uma pessoa dinâmica e, mesmo com a perda de seu esposo, Venelouis Xavier, deu continuidade ao trabalho que realizava dentro do Jornalismo. Era uma mulher de muito respeito, muito caráter, um ícone para o Ceará e todo o Brasil. Que cumpriu muito bem a sua missão, enquanto esteve entre nós. Que Deus lhe dê um bom descanso, pois sempre foi respeitada e querida por todos da sociedade cearense”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário