O terror acampa em Londres

Perua atropela pessoas à saída de mesquita em Londres. Pelo menos um morto

Polícia britânica fala num "incidente grave" com "várias vítimas" e diz que uma pessoa foi detida
O atropelamento ocorrido pouco depois da meia-noite, perto da mesquita de Finsbury Park, no norte de Londres, fez pelo menos um morto e oito feridos, segundo a polícia londrina.
O secretário-geral do Conselho Muçulmano Britânico, Harun Khan, afirmou, por seu lado, através do Twitter, que o atropelamento foi intencional.
"Os polícias estão no local junto com outros serviços de emergência", disse um porta-voz da Polícia Metropolitana, citado pela Sky News. Num comunicado, as autoridades dizem ter sido chamadas às 00.20 e que "várias vítimas" no local, em Seven Sisters Road. "Uma pessoa foi detida", acrescenta o comunicado.
De acordo com imagens do local, publicadas nos media britânicos, a carrinha branca que atropelou várias pessoas (algumas testemunhas falam em pelo menos dez) pertence a uma empresa de aluguer de Pontyclun, no País de Gales.
Estamos no Ramadão, mês sagrado para os muçulmanos, que se reúnem nas mesquitas para quebrar o jejum ao pôr-do-sol e para as orações da noite.
"Quem quer que tinha feito isto, fê-lo para ferir as pessoas e é um ataque terrorista", disse ao jornal The Sun o secretário-geral da mesquita, Mohammed Kozbar. "Chamamos-lhe um ataque terrorista, como chamámos em Manchester, em Westminster, na Ponte de Londres", acrescentou.
Este incidente ocorre precisamente duas semanas depois de uma carrinha ter atropelado várias pessoas na Ponte de Londres, antes de três homens armados com facas abandonarem o veículo. Oito pessoas morreram antes de os atacantes terem sido mortos a tiro pela polícia.
A mesquita de Finsbury Park ganhou destaque internacional por causa da ideologia extremista do seu antigo imã, o egípcio Abu Hamza (que seria detido e extraditado para os EUA onde cumpre prisão perpétua por terrorismo). Fechada em 2003 pela polícia, a mesquita reabriu em 2005 graças à Associação Muçulmana no Reino Unido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário