Zé Arnon puxa pela educação

Mais de 400 professoras e gestoras participam do I Educação Infantil em Debate

Imagem inline 3
Com auditório lotado, o Prefeito Municipal de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, abriu, na manhã do último sábado, o Primeiro Educação Infantil em Debate, que contou com a presença de mais de 400 participantes. Na ocasião, foram realizadas palestras voltadas ao contexto de formação dos educadores, com temáticas focadas na “A Neurociência e o Desenvolvimento da Criança na Educação Infantil”. A Secretária de Educação, Loureto Lima,  anunciou aos participantes a renovação dos contratos para os educadores até o final do ano, além da nomeação dos novos gestores escolares do Município pelo Prefeito. Alunos das escolas EMEI Maria Quirino e EMEI Ana Amélia participaram do evento apresentando atividades culturais.
O Prefeito Arnon Bezerra destacou a sua emoção ao ver o comparecimento em massa dos professores e ressaltou o interesse de todos pelo processo de desenvolvimento da cidade. “Quando a gente amplia essa visão para a educação, aprendemos mais”, afirma ele.  O Chefe do executivo disse, ainda, a relevância da participação, num momento em que todos estão atentos com a educação das crianças do Município.  
Está sendo firmada uma parceria do Município com a Faculdade Estácio - FMJ, através do projeto Neuroaprender, que será lançado em breve, para ser realizado em escolas municipais, e a Rede de Proteção à Família. A Gerente Pedagógica de Educação Infantil, Lucélia Sampaio, ressaltou a preocupação da Secretaria na formação, troca ideias e na construção de todo o processo educacional, resultando em experiência significativa para crianças. “Acreditamos no potencial de cada professor e gestores que aqui estão”, frisou.
Para a Secretária, Loureto Lima, foi um momento ímpar, num processo de alinhamento da educação. Segundo ela, Juazeiro do Norte conta atualmente com 800 alunos com necessidades especiais e a atenção voltada para esse público, envolve um grau de complexidade. “Precisamos ouvir os nossos professores, pois são amplas as demandas”, diz a secretária.  A partir de agosto haverá um processo de formação contínuo. Uma agenda de eventos está prevista para ocorrer na cidade, na párea educacional, incluindo o I Festival do Livro, além da Jornada Pedagógica.  O semestre letivo será encerrado no próximo dia 30 de junho.
Imagem inline 4

Palestras
A programação de palestras foi aberta pela doutora em Neurociência, a médica Valéria Leiming Telles, professora da Estácio FMJ. Ela abordou a temática Abuso Sexual na Infância, em diversos aspectos, envolvendo desde as consequências físicas e psicológicas sofridas pela vítima do abuso, em casos normalmente acontecem de forma forçada. A médica expôs um histórico de situações e as formas de tratamento com a infância, relacionadas às diversas culturas. No que diz respeito aos casos dessa natureza, a Professora Valéria Leiming destacou a importância de haver um trabalho que envolva a educação e a saúde. “A grande maioria dos abusos ocorre no ambiente familiar”, alertou.  O segundo tema foi Erotização Precoce e Ideologia de Gênero, com palestra da psicóloga Cláudia Couto. Ela falou sobre a questão da igualdade de gênero, cuidados com a infância e a influência no neurodesenvolvimento. A psicóloga ressaltou a importância da autoridade familiar, com competência. Para ela, cabe aos pais e aos professores incentivar o jogo, a brincadeira, o esporte e o brincar na infância

Nenhum comentário:

Postar um comentário