Reajuste da gasolina será questionado por comissão na Câmara Federal

O reajuste do preço da gasolina, em 41 centavos por litro, será questionado na Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara dos Deputados. O deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) apresentou requerimento de audiência pública para debater o reajuste anunciado pelo governo. O pedido deve ser apreciado, na primeira semana de agosto, na volta dos trabalhos após o recesso parlamentar.
Segundo Lopes, a medida “penaliza todos os brasileiros, pelo aumento de preço das mercadorias em geral a partir do combustível e do frete, e faz com que, no Ceará, os motoristas tenham de pagar até R$ 4,00 por um litro de gasolina”.

No pedido, Lopes pede que sejam convocados para a audiência representantes da direção da Petrobras; do Ministério de Minas e Energia; da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor; e do Ministério da Justiça. “Parece que o presidente Temer escondeu o jogo o quanto pôde, mas agora resolveu fazer o cidadão pagar a conta de tudo aquilo que ele prometeu que faria, mas não cumpriu”, aponta Chico Lopes, sobre a justificativa do Governo Federal para a elevação de impostos que resultou no reajuste da gasolina.
O questionamento na Comissão de Defesa do Consumidor tem por base “o elevado e injustificado percentual de reajuste” e o alto impacto para as mercadorias em geral, a partir do aumento do frete que pode penalizar, principalmente, os mais pobres. “A promessa era que iriam equilibrar as contas do governo sem aumento de impostos, que fariam o possível e o impossível, que haveria imediato crescimento econômico, geração de empregos. Mais de um ano de governo depois, nada disso aconteceu”, enfatiza Lopes.
Reflexo
Para Chico Lopes, a própria lógica de mercado é contrariada pelo reajuste da gasolina, em percentual muito maior que o da inflação no período. “O percentual de reajuste é injustificável. Mais 40 centavos em cada litro significam muito para o motorista e para o consumidor em geral. Uma grande escalada nos preços vai ser feita tendo esse aumento como justificativa real ou como pretexto, o que vai impactar seriamente na inflação”, ressalta Chico Lopes.

Novos aumentos
“O consumidor e, mais do que isso, o cidadão precisa estar atento e mobilizado contra esse aumento de imposto, que é só o primeiro. A equipe econômica do ainda presidente Temer já disse que novos aumentos de impostos virão”, alerta Chico Lopes.
“São medidas incoerentes com esse momento de crise, em que o governo deveria era baixar juros, alargar o crédito, incentivar a produção, gerar empregos e desenvolvimento, e não taxar o combustível, o que implica aumentar o imposto sobre a produção e sobre o consumo”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário