Coluna do blog

Blindagem
 O relator da reforma política, deputado Vicente Cândido (PT-SP), afirmou que atendeu a um pedido do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), ao tentar aprovar uma medida que, na prática, blindaria por cerca de dois anos os presidentes da Câmara e do Senado contra o avanço da Lava Jato. Pelo texto que apresentou na comissão da reforma, Cândido estendia aos presidentes da Câmara, Senado e Supremo Tribunal Federal uma proteção hoje exclusiva do presidente da República, a de não ser preso sem sentença condenatória e, na vigência de seu mandato, não poder "ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções". Os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), são alvos da Lava Jato. Eles negam ter solicitado a medida ao petista. Vicente recuou e retirou sua proposta ainda nesta quarta. "Foi o Romero [quem pediu]. Entre outros. Mas a culpa é minha. Analisei a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o Renan e decidi dar uma trava. Achei um absurdo aquela decisão", disse Vicente Cândido.O petista se refere à decisão do STF, no ano passado, de manter Renan Calheiros (PMDB-AL) no cargo de presidente do Senado, mas sem que ele pudesse assumir eventualmente a Presidência da República. Renan é réu por peculato (desvio de recursos públicos) e teve o afastamento do cargo determinado pelo ministro Marco Aurélio Mello. Essa decisão, porém, foi barrada pela maioria dos ministros do STF.Investigado pela Operação Lava Jato, Jucá já havia apresentado no início do ano uma proposta de emenda à Constituição para tentar blindar os presidentes da Câmara e do Senado, assim como o do STF. Os termos da PEC são os mesmos dos colocados por Cândido em seu relatório. O deputado e o senador participaram de jantar com Maia e Eunício, entre outros políticos, na noite de terça-feira. Na época em que apresentou sua emenda, Jucá afirmou não querer blindar ninguém. "Não há nenhuma intenção em blindar ninguém contra a questão da Lava Jato. A intenção é dar o mesmo tratamento que é dado hoje ao presidente da República aos presidentes dos outros Poderes."

A frase: “A Lava Jato é partidária, não é operação republicana. Se fosse republicana, o Aécio já estaria preso.  É uma operação que se concentrou num partido no esforço de tirar esse partido – no caso o PT, do condomínio do Poder". Jean Wyllys , deputado federal.



Magistrados na pista (Nota da foto)
Saiu no Diário da Justiça aviso de licitação, via pregão eletrônico, do interesse do Tribunal Regional do Trabalho – 5ª Região destinado a contratação de empresa com qualificação profissional e com experiência para assessorar magistrados e servidores em aulas de corrida e caminhada. O pregão eletrônico está marcado para o próximo dia 22, às 13 horas, em Salvador (BA).

Ficou esquesito
Quem foi a São Gonçalo no fim de semana que passou e assistiu ao PDT reunido ficou matutanto na postura do partido que joga na muxinga, uma vez por todas, qualquer sentimento de coligação.

Tudo eu,tudo eu...
Brincando com Hélio Riberto, Chico ANísio criou  o personagem Alberto Roberto, onde o bordão era o Tudo,Eu, Tudo Eu. Ego inflado. Na verdade espocando de tanto inchaço.

Pois bem...
Como já deu este jornal,e isto aqui é a repercussão do fato e suas versões, o mundo político daqui até Brasilia tomou um susto quando ouviu que o PDT do Ceará quer e vai disputar as duas vagas de senadores no ano que vem.

Quem e onde
Uma vaga estava combinado que seria disputada por Cid Gomes. Aí, no encontrão com Lupi presente, ficou que André Fgueiredo, hoje deputado federal e peixe grande no partido que pra sí a outra vaga.

Onde e quem
Eles querem os lugares que hoje estão nas mãos de José Pimentel, do PT e Eunício Oliveira do PMDB.  E já se sabe que rumo o PDT vai tomar pradizer pro eleitor cearense porque o "tudo eu".

Haja passaporte
Dia 30, Camilo Santana vai a China, na comitiva do Interino. No dia 9 de setembro, Camilo vai pra Coreia, onde tentará negócios para a ZPE do Pecém em feira internacional.

Cidadania
O escritor  Cesar Barreto, superintendente adjunto do DER acaba de ser agraciado com a cidadania de Saboeiro. A Câmara da cidade homenageia o engenheiro pelo trabalho desenvolvido pelo centro sul do Ceará.




Nenhum comentário:

Postar um comentário