Evangelho

Sábado, 26 de Agosto de 2017.
Santo do dia: São Melquisedec, Rei de Salém e sacerdote do Deus altíssimo
Cor litúrgica: verde
Evangelho do dia: São Mateus 23, 1-12
Primeira leitura: Rute 2, 1-3.8-11; 4,13-17
Leitura do Livro de Rute:

1Noemi tinha um parente por parte do marido, homem poderoso e muito rico, da família de Elimelec, chamado Booz. 2Rute, a moabita, disse à sua sogra: 'Permite que eu vá ao campo apanhar espigas, onde possa encontrar quem se mostre clemente para comigo'. Noemi respondeu: 'Vai, minha filha'. 3Rute foi, pois, colher espigas num campo atrás dos ceifeiros. Aconteceu que aquele era justamente o campo de Booz, parente de Elimelec. 8E Booz disse a Rute: 'Ouve, minha filha, não vás apanhar espigas a outro campo, e não te afastes daqui, mas junta-te às minhas servas. 9Observa onde estão ceifando e vai atrás delas; pois ordenei aos meus servos que ninguém te moleste. Quando tiveres sede, vai aos cântaros e bebe da água de que bebem os meus servos'. 10Então Rute, caindo-lhe aos pés, inclinou-se profundamente e disse: 'como pude encontrar graça a teus olhos, e te dignaste fazer caso de mim, uma mulher estrangeira?' 11Respondeu-lhe Booz: 'Contaram-me tudo o que fizeste por tua sogra, depois da morte de teu marido: como deixaste teus pais e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que antes não conhecias'. 4,13Então Booz tomou Rute e recebeu-a como esposa. Uniu-se a ela e o Senhor concedeu-lhe a graça de conceber e dar à luz um filho. 14As mulheres diziam a Noemi: 'Bendito seja o Senhor, que não permitiu que faltasse um sucessor à tua família e quis que o seu nome se conservasse em Israel, 15para que tenhas quem console a tua alma e te sustente na velhice, porque nasceu um menino de tua nora, que te ama e é para ti melhor que sete filhos'. 16E Noemi tomou o menino, colocou-o no colo, e serviu-lhe de ama. 17As vizinhas congratulavam-se com ela, dizendo: 'Nasceu um filho a Noemi!', e deram-lhe o nome de Obed. Ele foi o pai de Jessé, pai de Davi.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário