Mais de 2 milhões aos pés da Senhora da Assunção

Caminhada com Maria reúne fiéis durante peregrinação

Rezas, promessas, penitências, louvor e gratidão na 15a Caminhada com Maria, ontem. O evento, já considerado um dos mais aguardados pelos católicos fortalezenses e do interior do Estado, comemora o dia da padroeira de Fortaleza, Nossa Senhora da Assunção. Cerca de 2 milhões de pessoas participaram da comemoração e percorreram aproxcimadamente 14 km.
Ao meio-dia, houve celebração no santuário Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha. A partir de 14 horas, os fiéis começaram a caminhada em direção à ponte do Rio Ceará, onde já havia uma grande quantidade de pessoas concentradas. De lá, seguiram pela Avenida Leste-Oeste em direção à Catedral Metropolitana de Fortaleza, ponto final da celebração. Muitos fiéis preferiram ir direto à Catedral e garantir um bom lugar para conferir o momento da coroação de Nossa Senhora.
A peregrinação chegou à Catedral por volta de 18h30, mas muitos religiosos não abriram mão da caminhada, mesmo sob o forte sol e a longa distância, fazendo todo o percurso. A pensionista Maria do Socorro foi uma delas. “Eu venho todos os anos. Tenho problema de saúde, sinto dores nos pés, mas todos os anos venho e não sinto nada, por incrível que pareça. É muito bom, faço o percurso todo e venho intercedendo pelas famílias, por quem não pôde vir e pelos jovens, principalmente aqueles que estão envolvidos com drogas, tendo suas vidas esfacelas”, disse a peregrina.
No percurso, a Avenida Leste-Oeste foi tomada pela multidão.

Na frente das casas, faixas exaltavam a padroeira de Fortaleza. No coração, o sentimento de gratidão. “É a primeira vez que participo da caminhada e estou adorando. Muito bom estar aqui. O percurso é longo, mas a gente não cansa porque vem por amor e temos que praticar o mais importante, que é o amor ao próximo”, contou a pedagoga Marta Teixeira, que saiu de Maracanaú em caravana.
Neste ano, a Caminhada com Maria completou 15 anos consolidando-se como um dos eventos religiosos que mais reúne fiéis e trouxe o tema: Maria Caminha Conosco no Caminho que é Jesus. Desde 2015, o evento foi declarado patrimônio cultural imaterial do Brasil. Para o religioso Antônio Matias, aposentado, o momento é de intercessão e agradecimento. “A gente tem que se lembrar de agradecer. É com satisfação que participo desse momento”, disse ele, que estava acompanhado da família. O evento também lembrou dos 300 anos da aparição da padroeira do Brasil em um painel inaugurado na Catedral.
Trânsito
O cortejo total de 14 quilômetros contou com 10 pontos de apoio e mais de 2 mil voluntários. A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) iniciou as operações às 6 horas, orientando o trânsito nas vias que ficaram interditadas. A Etufor disponibilizou 70 ônibus extras nos sete terminais. A segurança contou com apoio de 190 homens da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário