Mataram o chefe do bando na Catalunha

Oficial. Polícia catalã abate principal suspeito do ataque nas Ramblas

Este é o suspeito do ataque nas Ramblas, Younes Abouyaaqoub
As autoridades catalãs confirmaram que o homem abatido é Younes Abouyaaqoub
Foi confirmado oficialmente que o homem abatido pelas autoridades, esta segunda-feira, em Subirats, localidade a 50 quilómetros de Barcelona, é Younes Abouyaaqoub, principal suspeito do ataque com uma carrinha nas Ramblas, na passada quinta-feira, que matou 13 pessoas.
Os Mossos d'Esquadra informaram inicialmente que havia uma operação policial em Subirats e, posteriormente, que um homem havia sido abatido. Agora, foi confirmado que se trata mesmo do jovem que era procurado pelas autoridades.

As autoridades catalãs, que têm agora helicópteros a sobrevoar a área, procuram perceber se Younes tinha algum cúmplice. Daí que os Mossos peçam às pessoas para não divulgarem imagens dos postos de controlo nas redes sociais ou qualquer outro espaço da Internet.
A polícia catalã informou que o suspeito na operação policial de Subirats tinha um cinto de explosivos e que foi abatido. Mas não indicou imediatamente se o caso tinha relação com os ataques levados a cabo na semana passada em Barcelona e Cambrils, no qual morreram 15 pessoas.
No entanto, divulgou que uma brigada de minas e armadilhas estava a verificar com o auxílio de um robô se os explosivos são autênticos. A EFE, que cita fontes da brigada antiterrorista, afirma que o cinto de explosivos que vestia o homem abatido era falso.
As autoridades montaram postos de controlos e pedem que ninguém se aproxime do local onde foi morto o homem.
As autoridades pedem que ninguém se aproxime do local onde foi abatido o homem.
O La Vanguardia, que começou por dizer que Younes Abouyaaqoub tinha sido detido em Sant Sadurní d'Anoia, a 11 quilómetros de Subirats, avança agora que foi abatido.
Ainda antes da confirmação dos Mossos d'Esquadra, o El País dizia que um cidadão terá avisado as autoridades para a presença de alguém suspeito naquela localidade. Uma patrulha ter-se-á deparado com um homem com um cinto de explosivos e terá disparado. O El Mundo, por seu lado, indicava que o homem tinha traços semelhantes aos do suspeito do ataque nas Ramblas e que foi abatido ao gritar "Ala Akbar".
Governo e polícia catalã confirmaram hoje que as buscas se concentravam em Younes Abouyaaqoub, o alegado condutor da carrinha que matou 13 pessoas nas Ramblas, artéria central de Barcelona.
"É perigoso e pode estar armado", indicaram os Mossos d'Esquadra no Twitter. A polícia catalã revelou quatro imagens deste homem e lançou um apelo à população, para que contacte as autoridades em caso de ter alguma informação que possa ajudar na investigação e na caça ao homem. Além do aviso de que o suspeito é perigoso e pode estar armado, consta a informação de que "tem aparência física normal", mede cerca de 1,80 metros, usa cabelo curto, tem pele escura e pode ter barba.
O conselheiro do Interior do governo da Catalunha afirmou que este marroquino é o autor material do ataque e que recai sobre ele um mandado internacional de busca e captura. Joaquim Forn admitiu que, apesar de não existirem indícios de que Younes Abouyaaqoub já tenha saído da Catalunha, as autoridades coordenaram-se com as forças policiais europeias e que o suspeito é atualmente procurado em toda a Europa.
As autoridades confirmaram que o suspeito fugiu das Ramblas através do mercado de la Boquería e que foi a pé até à zona universitária

Nenhum comentário:

Postar um comentário