Tudo justo e perfeito

Maçons são homenageados em sessão solene na AL

Maçons são homenageados em sessão solene na AL  
Foto: Dário Gabriel
O Dia Nacional do Maçom - oficialmente comemorado em 20 de maio - foi celebrado em sessão solene realizada na tarde desta quarta-feira (30/08), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. O evento atendeu a requerimento do deputado Audic Mota (PMDB).
Enaltecendo a honra, dignidade, cidadania, liberdade e fraternidade como parte do elenco de princípios que fundamentam a maçonaria, o deputado Audic Mota ressaltou que os maçons, ao longo da história, “envolveram-se na construção de uma sociedade justa e digna”.
O parlamentar afirmou ainda que a instituição “sobreviveu intacta em seus objetivos humanitários de fazer o bem”, lembrando as perseguições sofridas em diferentes períodos históricos.
O grão-mestre Sílvio de Paiva Ribeiro lembrou os 90 anos da Grande Loja Maçônica do Ceará, a serem celebrados em 2018, e afirmou que a instituição tem muito a comemorar. “Os feitos dos homens de hoje mantêm vivos os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade que nos guiam desde os primórdios”, reiterou.
Ele ressaltou a existência de 151 lojas maçônicas espalhadas em diversos municípios cearenses, que reúnem famílias que desejam progredir espiritual e intelectualmente e, para isso, dedicam-se aos estudos e ações para serem transformadores sociais.
O delegado do 19º Distrito Maçônico, Francisco das Chagas Feitosa Lima, reiterou a presença da maçonaria da organização de diversos e importantes momentos históricos do País, lamentando que tais informações não constem nos livros didáticos. “Aqui viemos com os corações ardentes, cheios de gratidão e fé da nossa alegria e prazer por oportuno reconhecimento”, comentou sobre a sessão solene realizada na Assembleia Legislativa.
Durante a sessão solene, receberam certificados em comemoração ao Dia Nacional do Maçom Ivana Evangelista Torres, representando o Capítulo Grande Ceará nº 36, Ordem Internacional Estrela do Oriente, e Francinete Nascimento, pelo Capítulo Vale do Jaguaribe nº 37, Ordem Internacional Estrela do Oriente.
Também receberam certificados pela data Francisco das Chagas Feitosa Lima, Alaor Cavalcante Mota Filho, Hudson Gonçalves Pereira e Raimundo Nonato Marques Barbosa.
As Augustas Respeitáveis Lojas Simbólicas (ARLS) de três municípios cearenses receberam placas de homenagem representadas pelos veneráveis mestres Rochael Alves Cavalcante (São João do Príncipe nº 27, de Tauá), Tadeu Noronha Mota (Cavalheiro da Paz nº 38, de Parambu) e Francisco Duarte Martins (Paz e Fraternidade Catarinense nº 73, de Catarina).
Raimundo Nonato, em nome de todos os homenageados, agradeceu a honraria, reiterando o privilégio em serem celebrados, fazendo também parte do Calendário de Eventos do Ceará. Apontando para os colegas, ele afirmou que recebem tal homenagem em decorrência de suas ações sociais, filantrópicas e de beneficência.
Participaram também da sessão solene os grão-mestres Narciso Dorta Ernandes Filho e Osmar Maia Diógenes, assim como o Grande Segundo Vigilante Osmar Fleming e o presidente do Tribunal Eleitoral Maçônico, Marcius Tarcísio Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário