Fim dos cabuetas

Vereador Célio Studart propõe fim dos fotossensores escondidos em Fortaleza

Tramita na Câmara Municipal de Fortaleza um projeto de lei, de autoria do vereador Célio Studart (SD), que propõe o fim de fotossensores escondidos em Fortaleza. O PL 374/2017 dispõe sobre a proibição de instalação e a operação de equipamentos de fiscalização de velocidade no trânsito por fotossensores móveis ou fixos em locais ocultos ou de difícil visualização para os condutores de veículos no âmbito do Município de Fortaleza.

O parlamentar ressalta que a localização dos fotossensores é de competência municipal, daí a importância da lei. “O Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 24, reforça as competências municipais no trânsito, mostrando que o Município é competente para executar a fiscalização no trânsito, o que engloba a definição dos locais dos fotossensores”.

Além disso, de acordo com a resolução 396 do CONTRAN, em seu art. 4°, parágrafo segundo, é necessário garantir a visibilidade do equipamento de medir velocidade.  “Ou seja, a nossa Lei Municipal só visa fazer cumprir o que o próprio órgão de trânsito federal já exige e o que exige o código de trânsito”, enfatiza Studart.

Dessa forma, de acordo com o projeto, ficam proibidas a instalação e a operação de fotossensores móveis ou fixos em locais ocultos ou de difícil visualização, sejam atrás de árvores, em meio a matagais ou pintados de cores que não possam ser facilmente identificadas a noite, dentre outras formas. Ademais, qualquer infração detectada por fotossensores escondidos não poderá ser cobrada.

ARRECADAÇÃO DA AMC
Conforme informações no portal de Transparência da Prefeitura de Fortaleza, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania- AMC arrecadou quase R$ 62 milhões com multas por infrações de trânsito apenas no primeiro semestre de 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário